Diversão e Arte

Paula Parisot lança ficção sobre personagem que viagem até o Alasca

Em capa dura e com desenhos feitos pela própria autora, o romance terá lançamento acompanhado por uma série de performances a serem realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Guadalajara (México)

Nahima Maciel
postado em 08/10/2013 08:03

A escritora levou quatro anos para concluir o segundo romance

Paula Parisot, 34 anos, precisou parar tudo e ir desenhar quando percebeu que seu personagem estava parecido demais com o próprio pai. A autora tem pavor de escrever autoficção e regurgitar, como ela diz, suas experiências na cara do leitor. Na época, grávida de gêmeos, Paula percebeu que o livro estava funcionando como uma tentativa de criar uma história para o próprio pai, com o qual mantém relacionamento distante. Durante a gravidez, ela deixou de escrever e passou a desenhar. Distanciou-se do livro para, finalmente, descobrir o personagem de um homem solitário e viajante, cujo único vínculo afetivo é com um marreco que ele deixa na casa de um amigo enquanto empreende uma viagem ao Alasca.

Partir, terceiro livro de Paula e seu segundo romance, levou quatro anos para ficar pronto, mas chegou às livrarias em forma de pacote sofisticado. Em capa dura e com desenhos feitos pela própria autora, o romance terá lançamento acompanhado por uma série de performances a serem realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Guadalajara (México). A peregrinação de Paula é um pouco como a do viajante do livro, um homem que elege o Alasca como destino final para poder percorrer um trajeto iniciado no sul do continente americano. O importante, para ele, é o caminho, a descoberta de uma América Latina particular e a lembrança de um afeto deixado para trás. O destino é só um destino. Nada de mais.



O pai de Paula é fissurado pelo Alasca. Tentou ir várias vezes, sempre por terra. O movimento intriga a escritora desde a infância. ;Para mim, o Alasca não é o Alasca. É você querer chegar a algum lugar onde possa se sentir em casa, ou algum lugar que não tenha semelhança com o que você já conhece. É como se você pudesse chegar num lugar onde fosse encontrar paz, alegria, se sentir realizado e satisfeito. Ou seja, é um lugar onde você nunca chega. E por isso é longe;, explica a autora, em entrevista ao Correio. O primeiro a ler Partir foi Rubem Fonseca, amigo de Paula há 11 anos e fonte de inspiração constante. ;Ele tem um estilo muito conciso, enxuto. Admiro muito. É extremamente difícil fazer isso. Ele me influencia nesse ponto. E em pontos de vista de gosto: o que ler ou não ler. Ele é uma referência para mim;, avisa.

Trecho do livro
;Sou um homem que não sabe quantas profissões teve, nem quantas amantes. Nasci numa família de classe média, que paga juros pra se apresentar socialmente e teme o dia de amanhã. Porém, desde garotinho, nunca me preocupei com o que pensam de mim, nem com o futuro.

Não tenho mãe. Ela morreu há anos. A única coisa que restou dela foi uma pequena Bíblia Sagrada de capa dura preta, que ela me deu antes de falecer. Ela queria que eu fizesse a primeira comunhão. Nunca fiz. Mas guardo a Bíblia até hoje.

Não conheci meu pai, mas tive um padrasto que era mergulhador e me levava pra pescar. Eu tinha seis anos. Ficava sozinho segurando um barquinho a remo, quase em mar aberto, enquanto ele mergulhava só com máscara, cinto de lastro, snorkel e arpão. Ele ficava de dois a três minutos debaixo d;água e era capaz de descer a uma profundidade de trinta metros. Ele era bom. Certa vez demorou quatro horas pra desentocar um mero de três metros de comprimento e cento
e sessenta quilos.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação