Diversão e Arte

Roteiro de séries adaptadas de livros aquecem o mercado editorial

A exemplo de Sessão de terapia, publicações são baseadas em séries de sucesso na telinha

Diário de Pernambuco
postado em 29/10/2013 11:38

Livro baseado em programa da GNT procura justificar as ações do terapeuta Theo

Aproveitar o enredo de livros bem vendidos para a criação de séries de televisão é aposta recorrente do mercado. Programas de vários gêneros surgiram assim: Guerra dos tronos, Dexter, Sex and the city, Gossip girl, The walking dead, Sherlock, Orange is the new black, Boardwalk empire, True blood, apenas para citar os mais conhecidos. A adaptação - em tese - reduz os riscos de se apostar em roteiros totalmente originais (nunca testados) e ainda tem o poder de converter leitores em futuros espectadores. Menos comum, mas dentro da mesma lógica, é o movimento contrário. Ou seja, publicar livros a partir de séries de sucesso.

É o caso de Sessão de terapia (280 páginas, R$ 29,90), lançamento da editora Arqueiro escrito a partir da versão brasileira da série israelense homônima, exibida pelo canal pago GNT. Atualmente na segunda temporada, já foi vista por mais de 9,5 milhões de pessoas. O livro funciona como espécie de diário emocional do psicanalista Theo Ceccato, fio condutor do seriado. O texto narrado em primeira pessoa apresenta comentários sobre pacientes, problemas conjugais, fobias, entre outras crises.



;É a cabeça do Theo vendo tudo o que está acontecendo;, diz a autora do livro e também roteirista de Sessão de terapia, Jaqueline Vargas. Segundo ela, a familiaridade com o texto da série facilitou o trabalho, embora o prazo tenha sido curtíssimo. ;Tive apenas dois meses para escrever. Nos dez primeiros dias não consegui fazer nada. Foi difícil, mas gostoso;.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação