Diversão e Arte

Livro é leiloado em Nova York por valor recorde de US$ 14 milhões

A casa de leilões havia estimado o valor do item entre 15 e 30 milhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 27/11/2013 10:26

A tradução dos salmos bíblicos

O primeiro livro impresso no que hoje são os Estados Unidos foi arrematado nesta terça-feira (26/11) por quase 14,2 milhões de dólares em um leilão da Casa Sotheby;s de Nova York.

A tradução dos salmos bíblicos The Bay Psalm Book foi impressa por peregrinos em Cambridge, Massachusetts, em 1640, dois anos após a importação da primeira prensa, de Londres. The Bay Psalm Book se torna o livro mais caro a ser arrematado em leilão da história.

Os lances começaram em 6 milhões de dólares e atingiram em poucos minutos o preço final de 14,165 milhões de dólares, informou um porta-voz da Sotheby;s. O comprador é o magnata e filântropo americano David Rubenstein, fundador do grupo de investimentos Carlyle, que realizou os lances por telefone a partir da Austrália. Rubenstein prevê compartilhar o livro com o público americano emprestando-o a várias bibliotecas do país, informou o leiloeiro David Redden.



A casa de leilões havia estimado o valor do livro em entre 15 e 30 milhões de dólares. No total, foram impressas 1.700 cópias da edição de 1640 do Bay Psalm Book, mas apenas 11 exemplares resistiram até os dias de hoje.

O recorde precedente para um livro arrematado em leilão pertencia à primeira edição de "Oiseaux d;Amérique", do naturalista americano de origem francesa Jean-Jacques Audubon, vendido pela Sotheby;s de Londres por 11,5 milhões de dólares em dezembro de 2010.

O livro mais caro já comprado é o Codex Leicester, uma recopilação de textos de Leonardo da Vinci que data de entre 1508 e 1510, adquirido diretamente (e não em leilão) pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em 1994, por 30,8 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação