Diversão e Arte

Brasília fica, mais uma vez, de fora dos contemplados pelo Natural Musical

O jurado Pena Schmidt, que participou de todas as comissões ao longo dos oito anos do projeto, afirmou que têm havido poucos interessados vindos de Brasília

Irlam Rocha Lima
postado em 27/11/2013 18:56
Em 2012, Hamilton de Holanda foi um dos selecionados, mas concorreu pelo Rio de Janeiro
Chama atenção o fato de projetos de músicos brasilienses não terem sido contemplados nas oito edições do programa Natura Musical. Em 2012, Hamilton de Holanda foi um dos selecionados pelo seu Mundo de Pixinguinha, que recebeu patrocínio para a gravação de CD e turnê por cidades brasileiras ; ocorrida durante a temporada deste ano. O bandolinista, porém, concorreu pelo Rio de Janeiro.

Na última terça-feira (26/11), , que ganharão patrocínio da Natura, para serem desenvolvidos em 2014. Entre os contemplados estão artistas consagrados como Elba Ramalho (Paraíba), Fernanda Takai (Minas Gerais), Nação Zumbi (Pernambuco) e Mestre Solano (Pará), além de novos valores, como Manuela Rodrigues e Zé Manoel (Bahia) e Juliana Siinimbú e o Duo Strobo 2.0 (Pará).

[SAIBAMAIS]Destaque-se, também, a acolhida dada a projetos de diferentes formatos, em especial ao Acervo Batatinha, que visa o resgate, restauro e digitalização dos fonogramas e outros conteúdos sobre a vida e a trajetória do sambista baiano, além da publicação de um songbook e da realização de shows em sua homenagem. A ele se junta o Passado de glória, que propõe a gravação de um álbum de Hildimar Diniz, o mestre Monarco, na passagem dos 80 anos. Além do disco, ele receberá patrocínio para a apresentação de shows.



O lançamento do livro sobre a história do Lira Paulistana também terá seu espaço no programa. O teatro, que foi um marco na construção da cena independente em São Paulo ; entre 1978 e 1986, virou a casa da Vanguarda Paulistana, ao acolher nomes como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Ná Ozzeti e Premeditando o Breque, entre outros ainda vivos na memória afetiva dos brasileiros.

Durante a divulgação dos selecionados, Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, ao responder uma pergunta sobre a ausência de músicos de Brasília entre os contemplados, explicou que os projetos inscritos passam por avaliação técnica. A escolha é feita por uma comissão, que julga as propostas com base nos critérios do programa. Mas adiantou que a partir do próximo ano, o programa vai passar a ter um outro olhar sobre a produção musical brasiliense. Já o jurado Pena Schmidt, que participou de todas as comissões ao longo dos oito anos do Natura Musical, afirmou que, entre os interessados, têm havido poucos projetos vindos de Brasília.

Confira a lista com os escolhidos

Edital Nacional

Elba Ramalho

5 a Seco

Nação Zumbi

Karla da Silva

Zé Manoel

Lira Paulistana

Passado de Glória


Edital Bahia


Gerônimo e Orquestra

Manuela Rodrigues

Dois em Um

Rumpilezzinho

Acervo Batatinha


Edital Minas Gerais


Fernanda Takai

Érika Machado

Dibigode

Vinil é Arte Remixes


Edital Pará


Felipe Cordeiro

Juliana Sinimbú

Strobo 2.0

Lágrimas da Minha Ilha

Pregões Melodia das Ruas

Mestre Solano

Mestres Navegantes Edição Pará

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação