Diversão e Arte

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebe exposição Expo 1

Originalmente, a exposição foi concebida e montada no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma). Artistas brasileiros foram convocados para complementar a seleção original

postado em 31/12/2013 06:02

O vídeo de rap Wonderland destaca-se entre as peças expostas: semelhanças com o Rio

Rio de Janeiro ; A capital carioca deve ser o destino mais procurado do país nestas férias. Entre os estrangeiros, o resultado é certo. Mas, os motivos, desta vez, podem ir além do Corcovado e do Pão de Açúcar. O Museu de Arte Moderna (MAM) hospeda, desde a semana passada, a exposição Expo 1, concebida e montada, originalmente, no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma). Trata-se de uma das coleções mais ousadas e comentadas de arte contemporânea dos últimos anos.



Para enfrentar os trópicos, a exposição sofreu algumas alterações, na tentativa (acertada) de se adaptar a questões locais. Tanto aqui como lá, há um propósito maior na concepção do acervo: os desafios ambientais do século 21. Enquanto em Nova York, a preocupação ficou envolta nos temas climáticos, no Brasil a arte transgrediu o meio ambiente e focou o urbano. O resultado versa não somente sobre pautas ecológicas, mas, igualmente, acerca de movimentos sociais, como manifestações populares, com direito a um adendo especial: artistas brasileiros foram convocados para complementar a seleção original, que contém parte dos interventores que compuseram a temporada novaiorquina.

Sinal do infinito

Durante o discurso de abertura, Klaus Biesenbach, curador do Moma, destacou os trabalhos nacionais, como o da mineira Cinthia Marcelle: ;Fiquei impressionado com o impacto deste vídeo, no qual podemos conferir um trator perfazendo o sinal do infinito, em um campo desmatado;, comentou, enquanto observava a referida obra, intitulada 475 volver. Marcelle parece realmente ter chamado a atenção. Ela foi a única brasileira que participou da montagem nos Estados Unidos. Por aqui, além de Marcelle, a exposição conta com Claudia Andujar, Jonathas de Andrade Jarbes Lopes, Thiago Rocha Pitta, Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães, esses dois últimos responsáveis por uma das peças mais criativas, o vídeo Quarta-feira de cinzas, no qual formigas carregam confetes de carnaval.

Expo 1: Rio
Vários artistas. No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Até 23 de fevereiro de 2014. Ingresso: R$ 12. Não recomendado para menores de 18 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação