Diversão e Arte

Projeto reúne Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá

Cantores farão seis shows gratuitos pelo país em 2014. Brasília recebe o concerto em 6 de abril

postado em 04/02/2014 14:28

Cantores farão seis shows gratuitos pelo país em 2014. Brasília recebe o concerto em 6 de abril

São Paulo - O samba, gênero musical mais representativo da cultura brasileira, será o grande homenageado do projeto Nivea Viva em 2014. Para celebrar o ritmo, foram convocados quatro artistas de gerações diferentes, que, em comum, falam a língua de Noel Rosa e Cartola com maestria. Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá farão seis shows gratuitos em diferentes capitais do país, entre março e maio. Brasília recebe o concerto no dia 6 de abril, em local ainda a ser definido.

Com curadoria de Hugo Sukman e direção artística de Monique Gardenberg, o espetáculo, a princípio com 32 músicas, será um passeio pela obra dos mais emblemáticos artistas do gênero musical - de Ataulfo Alves a Ismael Silva, passando por Dorival Caymmi, Chico Buarque e, claro, o bamba Martinho. ;Azul e branco (as cores da marca de cosméticos alemã que idealizou o projeto) são também as cores da minha Vila Isabel. Ô, Monique, põe um samba da Vila no repertório, hein?!”, pediu o carioca, durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça (4/11), em um restaurante na capital paulista.

Os outros três artistas estiveram presentes, em clima descontraído, como toda roda de samba deve ser. Afinal, o gênero é gregário por natureza. ;Voltar ao samba ao lado desses três é muita sorte;, disse Roberta, que iniciou a carreira mais voltada para o ritmo e, no último trabalho, passeou por outros estilos. ;O samba foi muito marginalizado;, comentou Alcione. ;Os sambistas sofreram muito para colocá-lo em seu devido lugar. Martinho e João Nogueira (pai de Diogo) ajudaram muito;, continuou.

Monique Gardenberg explicou a escolha dos quatro nomes para o projeto: ;Roberta não vem do samba, mas o elegeu por amor. Martinho é um dos maiores sambistas do país, e Alcione uma das maiores intérpretes do gênero. Diogo, além de um grande artista, é filho do grande João Nogueira;. Para a diretora, o samba retrata, como nenhum outro, a realidade brasileira. ;Sempre fui apaixonada pela função de crônica popular dele ;, disse

Esta é a terceira edição do projeto Nivea Viva. Em 2012, Maria Rita revisitou o repertório da mãe, Elis Regina. Ano passado, o homenageado foi Tom Jobim, pela voz de Vanessa da Mata.

Datas dos shows

Porto Alegre - 16 de março
Rio de Janeiro - 23 de março
Brasília - 6 de abril
Recife - 13 de abril
Salvador - 27 de abril
São Paulo - 25 de maio

O repórter viajou a convite da produção do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação