Diversão e Arte

Cerca de 400 filmes integram o 64º Festival de Cinema em Berlim

Concorrendo na Competição Internacional, será exibido dia 11, ao meio-dia, diante da crítica, o filme Praia do Futuro, de Karim Ainouz, com Wagner Moura numa história de amor gay

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 06/02/2014 09:03

Com a presença de Praia do Futuro, com Wagner Moura, o 64º Festival de Berlim foi aberto ontem

Berlim ; Não é só Chico Buarque que gosta de Budapeste. O festejado cineasta americano Wes Anderson, que estudava filosofia, mas acabou entrando no mundo do cinema com curtas-metragens, transformou um hotel frequentado por VIPs, no palco de uma comédia policial um tanto dramática com muita ação.

Trata-se de O Grande Hotel Budapeste, coproduzido por americanos e alemães que, embora ainda inédito, parece ter tudo para ser sucesso de bilheteria. A rigorosa seleção de Berlim não só colocou o filme na competição internacional como o escolheu para abrir ontem, o 64; Festival de Cinema, Berlinale.



Serão cerca de 400 filmes repartidos em diversas mostras, dos quais sobressai uma tendência geral voltada para uma época nada alegre, que precedeu a Segunda Guerra Mundial, na qual a ascenção do nacional socialismo alemão lançou a Europa na guerra, provocou o genocídio do Holocausto e deixou como saldo a destruição.

George Clooney leva a Berlim seu filme The monuments men, no qual é diretor e ator principal, com a participação de Matt Damon, contando a verídica história de um grupo de americanos, ingleses e franceses, especialistas nas diversas manifestações artísticas, obras de arte, curadores e diretores de museus para proteger o patrimônio artístico europeu da rapina e da destruição pelos nazistas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação