Diversão e Arte

Glênio Bianchetti deixa obras marcadas por várias fases estéticas na arte

O artista morreu nesta segunda-feira (17/2) em consequência de uma hemorragia provocada por um cataterismo

Nahima Maciel
postado em 19/02/2014 08:11

Glênio é conhecido pelo refinamento e delicadeza das obras

No ateliê de Glênio Bianchetti, um mezanino na casa projetada pelo filho no Setor de Mansões Norte, a luz natural que banha o cavalete tem papel de acabamento para o intenso colorido das pinturas do artista. Um colorido que é marca das telas, mas também do sorriso sempre disposto de Bianchetti e que se apagou na noite de segunda-feira. O artista morreu por volta das 23h, aos 86 anos, em consequência de uma hemorragia provocada por um cataterismo. Ele passou pelo procedimento ; exame invasivo que investiga as veias que levam ao coração ; na última sexta-feira (14/2) e voltou para casa logo depois.

Na segunda, por volta do meio dia, sentiu-se mal e retornou ao Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul. Foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu no fim da noite. O corpo será cremado em uma cerimônia íntima aberta apenas à família.



[SAIBAMAIS]Nascido em Bagé, em janeiro de 1928, Glênio Bianchetti chegou a Brasília no início da década de 1960 para dar aulas na então recém-inaugurada Universidade de Brasília (UnB). Ele contava que lá no Sul ouvira falar de uma experiência incrível no Planalto Central, uma universidade na qual a vanguarda e a utopia andariam de mãos dadas.

Com a esposa, Ailema, artista e arte-educadora, tomou o rumo do Centro-Oeste. Alto, bonito e corpulento, Glênio assumiu o ateliê de pintura. Em Brasília, suas telas ganharam novos contornos. A luz dourada e direta do Planalto Central intensificou o colorismo, mas a temática afetuosamente voltada para a gente e os hábitos brasileiros continuaram. ;Para mim, cor é luz, e luz é vida;, dizia. Aos poucos, ele trocou a o tecido da tela pela madeira bruta. E se fixou no cerrado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação