Diversão e Arte

Professora da UnB apresenta versão do clássico Cinderela em Paris

Na obra de Jace Toffano, o príncipe joga futebol, e a princesa, dança samba

postado em 10/03/2014 06:01

Jaci Toffano inseriu arranjos de samba e bossa nova na obra do russo Serguei Prokofiev

A música entrou na vida de Jaci Toffano cedo. Mestre em piano pela conceituada Juiliard School de Nova York e membro da Academia de Letras e Música do Brasil, a professora do Departamento de Música do UnB está envolvida em mais um novo projeto: levar um pouco da cultura brasileira para a França por meio da música. Acostumada a realizar atividades em prol da divulgação da música erudita, a professora foi, recentemente, premiada pela Société Académique ed;Encouragement ; Arts, Sciences et Lettres como pianista e compositora estrangeira. Jaci Toffano foi escolhida pelo trabalho como diretora musical do espetáculo Cendrillon au Brésil (Cinderela do Brasil), que será apresentado na sede da Unesco em Paris.


O projeto faz parte de uma iniciativa da associação francesa La Clef Enchantée e tem como meta educar e divulgar a música clássica para crianças e jovens franceses. Todo ano, o grupo lança um tema baseado numa ópera ou balé, cujo produto final é o lançamento de um livro e CD com a releitura da obra. No ano passado, Ila Herbert, diretora da associação, lançou a Cinderela no Brasil. O espetáculo, que se passa num contexto brasileiro e contemporâneo, foi baseado no balé, inspirado na história da Cinderela escrita pelo francês Charles Perrault em 1697, apresentado pela primeira vez em 1945 pelo russo Serguei Prokofiev.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação