Diversão e Arte

Correio traz panorama sobre o que pensam poetas da geração digital

Poetas usam a internet para interagir com público e aumentar alcance de divulgação

postado em 20/03/2014 08:19
A poeta Lília Diniz aproveita as redes sociais para divulgar o trabalhoCom publicações diárias e dezenas de ;curtidas; e compartilhamentos, a poetisa Lília Diniz divulga inquietações e lirismo no perfil de uma rede social. O mesmo faz Luis Turiba e Marina Mara. Sem abandonar as publicações tradicionais, esses poetas e tantos outros se apropriam das possibilidades e do alcance da internet para interagir com o público e convidar para a leitura da poesia.

;Os novos tempos estão dando mais rapidez e alternativas;, observa Turiba. ;Não há diferença entre a poesia que faço para a internet e a que publico nos livros, sinto que foi uma passagem automática;, completa o poeta às vésperas do Dia Mundial da Poesia, comemorado amanhã. No mesmo sentido, Lília Diniz acredita que as novas plataformas não classificam o poeta. ;Há formas de expressão diferentes, algumas linguagens vão tocar mais, outras menos. Não podemos impossibilitar que as pessoas se expressem;, destaca Lília Diniz.



Entretanto, a pesquisadora em teoria literária da Universidade de Brasília (UnB) e também poetisa Sylvia Cintrão considera que nem todo verso escrito com 140 caracteres é um poema. ;A poesia é concentração, ritmo e símbolos. São esses elementos formais que dão relevância ao texto e exigem muito trabalho. O que temos muito por aí é poema clichê;, avalia Sylvia Cintrão.

Embora a internet seja o meio mais apropriado para dar visibilidade a uma obra poética, o editor de poesia Ítalo Moriconi observa que ainda é preciso conquistar o público para se consagrar como poeta. ;A poesia lírica tem próprios caminhos e características, e, muitas vezes, é difícil de ser feita até para um estudante de letras. É um gênero difícil. Se, por um lado, alcança um público amplo, por outro, agrada a um público sofisticado;, comenta Moriconi.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação