Diversão e Arte

Ilustrador brasiliense vence "Nobel" da literatura infantil e juvenil

O artista já ilustrou mais de uma centena de obras para a garotada

postado em 24/03/2014 18:21

Roger Mello, ganhador do prêmio Hans Christian Andersen

O ilustrador brasiliense Roger Mello recebeu o prêmio Hans Christian Andersen durante a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que começou nesta segunda-feira (24/3), na Itália. O prêmio, de caráter bienal, é considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil. Roger Mello, que já tinha estado entre os finalistas em 2010, tem 49 anos e 25 anos de carreira na literatura, tendo ilustrado cerca de uma centena de obras para os mais novos.


Ele é o primeiro ilustrador da América Latina a receber reconhecimento dessa importância. ;A ilustração de Roger Mello, inédita em Portugal, explora a história e a cultura do Brasil, demonstra a admiração pelos costumes, é inovadora e inclusiva e dá às crianças a oportunidade de entrar nas histórias pela sua própria imaginação;, sustentou o júri do prêmio, de acordo com a agência Lusa.



Considerado um prêmio de carreira para autores e ilustradores, o Hans Christian Andersen já foi atribuído, por exemplo, a Astrid Lindgren (1958), Gianni Rodari (1970), Maurice Sendak (1970), David Almond (2010), Lisbeth Zwerger (1990), Tommi Ungerer (1998) e Anthony Browne (2000), todos com obra publicada em Portugal. Para a edição de 2014 no prêmio Hans Christian Andersen, foram selecionados o escritor António Torrado e a ilustradora Teresa Lima, mas não chegaram à lista de finalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação