Diversão e Arte

"A vida é um espetáculo maravilhoso", diz Suassuna em entrevista ao Correio

Autor de Auto da compadecida e O romance d'A Pedra do Reino, o escritor paraibano fala ao Correio sobre novo livro, família e dedicação à cultura popular

postado em 16/04/2014 07:01

Escritor é homenageado durante a 2ª Bienal do Livro e da Literatura

Após tomar o café da manhã, o que costuma ser a principal refeição do dia, o autor Ariano Suassuna, 86 anos, caminha lentamente pela área de lazer do hotel com o conhecido traje preto e vermelho, usado especialmente para cerimônias e entrevistas. Bem disposto, ele sorri ao elaborar cada resposta, como se a mente fosse invadida pelas figuras fantásticas que povoam o imaginário popular e também as próprias lembranças do escritor e dramaturgo.

[SAIBAMAIS]Ao Correio, Suassuna falou sobre o livro que começou a ser escrito há mais de 30 anos, O Jumento sedutor ; romance com manuscritos inéditos, ainda sem previsão de lançamento ;, além das conversas que anda tendo com Deus e das relações com a militância artística. O escritor esteve nesta terça-feira (15/4) em Brasília para participar de homenagem na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura. É a primeira vez que ele vem à capital após infarto e AVC que sofreu em agosto do ano passado.

A saúde

Foram dois sustos. No espaço de uma semana eu tive um infarto e um AVC. Mas escapei bonito. Não acreditava em praga, agora estou acreditando. Praga de médico, sobretudo. Uns cinco dias antes, eu fui participar de um encontro de médicos em Ribeirão Preto (SP), era um congresso de cardiologia e o foco era hipertensão. Dei aula, mas pediram para eu participar de uma mesa redonda. Não sabia o que estava fazendo lá. Não sou médico e não tinha problema de pressão. Estou com 86 anos e minha pressão é 12 por 8. Disse: ;Eu nunca vou ter um problema de coração. O meu problema pode ser câncer. Jamais terei nada no coração;. Voltei para casa e, em cinco dias, tive um infarto. Então, só pode ter sido praga (risos). Eu parei a rotina de trabalho, evidentemente, mas estou retomando agora.

Assista ao vídeo com Ariano Suassuna:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação