Diversão e Arte

Bienal do livro: escritores lamentam a morte de Gabriel García Márquez

Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez é um dos maiores autores da América Latina

postado em 17/04/2014 19:53
Poeta brasileiro Nicholas Behr comenta da admiração pelas obras de García Márquez
A notícia da morte do escritor e jornalista colombiano Gabriel Garcia Márquez, aos 87 anos, abalou diversos autores que estão na II Bienal Brasil do Livro e da Literatura, nesta quinta-feira (17/4). Em conversa com o Correio, poetas e escritores compartilharam os sentimentos com a perda de um dos maiores autores da América Latina.



Wilson Pereira
Poeta
"É lamentável, sou um leitor assíduo e li quase todos os livros dele.sabia que estava adoentado, mas não pensei que viria a falecer.Perdemos um dos maiores escritores da modernidade"

Nicolas Behr

Poeta
"O primeiro livro que li do começo ao fim foi Cem anos de solidão, li com 17 ou 18 anos e reli agora. É um livro pra você sentar e não parar de ler mais. É um clássico que não cansa e você sempre descobre alguma coisa. É um livro para ler de 5 em 5 anos ou de 3 em 3 anos e vc sempre vai se encantar. É um grande escritor, foi o primeiro com a coragem de falar que escreve para ser amado"

Samuel Pinheiro Guimarães
Diplomata e escritor brasileiro
"Uma pessoa com papel muito importante, não só na literatura latino-americana, mas na política também, nas questões de defesas sociais e de vanguarda. Famoso lutador dos direitos humanos. O mundo tem muito a perder"

Ademir Assunção
Poeta
"É mais que emblema para os escritores e leitores. Mais do que perda. Ele fez o que tinha que fazer e fez muito bem"

Luiz Felipe Vitelli

Escritor
"A saída de cena de Garcia Marquez significa que os bons saem de cena em direção a solidão de Macondo"

Renato Sino, escritor

"Sempre que parte alguém desse peso, a sensação é de que não era hora de a pessoa ir; de que ela ainda tinha muita coisa a entregar. Mas a verdade é que o trabalho de García Marquez está aí para dizer: eu não morri."

Cristóvão Buarque
"É a perda de um dos maiores escritores do mundo. O maior da América Latina. García Marquez teve papel fundamental no realismo fantástico. Li, ainda muito jovem, 100 anos de solidão, um dos livros que mais me marcaram. Ninguém chega perto dele (Gabriel García Marquez) na proposta em que trabalha."

Hamilton Pereira, Secretário de Cultura do DF
"García Marquez não morreu, pois ele é como a primavera, que sempre volta à vida; o que perdemos, ganhamos. Porque esse inverno vai passar, e a primavera logo vai voltar."

Mia Couto, escritor
"Gabriel García Marquez converteu sua vida em sua obra. E obra não morre. Ele está em seu trabalho, em suas várias histórias."

Thiago de Melo, escritor
"Faleceu e partiu para as estrelas um grande companheiro. Com a sua vida e sua obra literária, considerado mundialmente um dos melhores romancistas."

Antônio Torres, escritor

"Uma vez, um jornal enviou a vários escritores a seguinte pergunta: ;Por que você escreve?;. Gabriel García Marquez respondeu de uma maneira bem simples: ;Para que meus amigos me amem mais;. Não só os amigos dele o amaram mais, como também o mundo inteiro. Descanse em paz, grande García Marquez"

[SAIBAMAIS]Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez é autor de obras clássicas como Cem anos de solidão, O amor nos tempos do cólera, Ninguém escreve ao coronel, O outono do patriarca e Crônica de uma morte anunciada. Há algumas semanas, a família do escritor informou que seu estado de saúde era crítico, mas não citou a causa dos problemas. Márquez foi internado na Cidade do México, onde morava, há alguns meses, com quadro de pneumonia.

Com informações de Lucas Lavoyer e Gabriela Caldas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação