Diversão e Arte

Página reúne fotos mais insólitas do cotidiano de pessoas comuns

A proposta tem repercutido. São 3 milhões de acessos à página por mês e mais de 5 mil fotos publicadas até semana passada

postado em 20/04/2014 10:58
As colaborações são voluntárias e as imagens possuem técnicas pouco comuns: estranheza, bizarrices e poses desconfortáveis fazem parte do critério de seleçãoToda família tem uma dose mínima de estranheza, sem exceções; e muitas delas fazem questão de imortalizá-la em registros fotográficos. A partir dessa evidência, os norte-americanos Mike Bender e Doug Chernack investiram pesado no projeto Awkward Family Photos (AFP), traduzido de forma literal como ;fotos estranhas de família.; Em página homônima na internet, os dois têm publicado, diariamente, imagens tecnicamente incomuns e cômicas, enviadas voluntariamente por pessoas do mundo inteiro.


Bender e Chernack reúnem a nata da excentricidade familiar registrada por lentes de câmeras analógicas e digitais, independentemente da idade dos retratos. Poses incomuns, roupas e estilos de gosto duvidoso, cenários inconsistentes e momentos embaraçosos são os principais alvos da dupla. As fotos inusitadas, que mostram momentos familiares e se enquadram na seleção do publicável, são reveladas para os internautas, por meio do site www. awkwardfamilyphotos.com.

A proposta tem repercutido. São 3 milhões de acessos à página por mês e mais de 5 mil fotos publicadas até semana passada. O acervo soma número superior a 16 milhões de imagens, enviadas por famílias aleatórias desde 2009, quando o projeto teve início. ;Tudo começou quando minha mãe pendurou uma foto estranha de uma viagem nossa em casa. Aquilo inspirou o site. Pensei ;se eu tenho uma foto estranha de família, todo mundo também deve ter uma;;, revela Bender, em entrevista ao Correio.

A página AFP veicula de uma a três imagens por dia. Acompanham as publicações mensagens enviadas por membros das famílias, ou escritas pela própria dupla, para contar, em poucas frases, a história por trás de cada uma delas. São tantas as fotos recebidas que a equipe responsável por manter o portal precisa fazer uma seleção, para evitar situações ainda mais desagradáveis. ;Definitivamente, nós recebemos uma parcela de fotos impublicáveis. Nós tentamos manter um site familiar e só conseguimos porque famílias do mundo inteiro nos mandam suas fotos tão bravamente;, destaca Bender, dono do primeiro registro publicado no site.

As imagens podem ser compartilhadas em várias redes sociais, o que ajuda a propagar a ideia ; cada publicação costuma receber centenas de indicações em portais de relacionamentos diversos. Em uma aba do site, também é possível acessar as fotos mais visitadas do dia, do mês e desde o início do projeto.

Fora da web
Em janeiro de 2014, poucos anos após o lançamento do projeto, Bender e Chernack conseguiram reunir material suficiente para compor uma exposição, iniciada nos Estados Unidos. Os dois emolduraram 200 fotos ; selecionadas entre sucessos na internet e imagens inéditas ;, para levá-las a galerias norte-americanas. Posteriormente, a exibição deve passar por museus da Austrália e Coréia do Sul. Os amigos também gostariam de levá-la ao Brasil, mas contatos ainda estão no início.

Os curadores agradecem o apoio dos voluntários que alimentam o projeto, diariamente, e destacam a mensagem que gostariam de passar na internet e, também, na exposição. ;É simplesmente uma homenagem a momentos familiares desconfortáveis. Esse é outro lado da família real e deve ser mostrado. Se você tem uma família, você se relacionará de alguma forma;, comenta Bender.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação