Diversão e Arte

Novo álbum de Gilberto Gil reúne canções imortalizadas por João Gilberto

O ex-ministro da Cultura conheceu o trabalho de João aos 16 anos, com a música "Chega de saudade"

Irlam Rocha Lima
postado em 22/04/2014 08:15

O primeiro instrumento que Gilberto Gil tocou foi um acordeon. Menino em Ituaçu, interior da Bahia, tinha fascínio pelo som do sanfoneiro Cinézio. Na Rádio Nacional e no gramofone da família, costumava ouvir Luiz Gonzaga, que viria a ser sua primeira e importante referência musical. Adolescente, já morando em Salvador ; onde nascera ;, se encantou com os sambas de Dorival Caymmi. Aos 16 anos, ficou impactado quando, por meio de Chega de saudade, João Gilberto entrou em sua vida.

Por conta disso, trocou o acordeon pelo violão, que aprendeu a tocar com Alcyvando Luz. O professor de Gil, mais tarde, acompanharia o cantor, além de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, no show Nós por exemplo. O espetáculo foi apresentado em agosto de 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, no qual a batida da bossa nova, criada por João Gilberto, pairava sobre a interpretação das canções que compunham o roteiro dos jovens baianos.



[VIDEO1]

Discípulo de João, Gil apresentou a macrobiótica ao mestre, numa visita que fizera a ele em Nova York, à época do exílio londrino, no final dos anos 1960. Artisticamente, os dois estiveram lado a lado, pela primeira vez, em 1981. Naquele ano, gravaram o antológico e histórico álbum Brasil, com um repertório de clássicos, que contou, também, com a participação de Caetano e Bethânia.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação