Diversão e Arte

Cena de estupro em Game of Thrones revolta os espectadores da série

No episódio "Quebradora de correntes", Jaime Lannister violenta a irmã e amante Cersei durante o velório

Adriana Izel
postado em 24/04/2014 08:32
Os fãs do seriado Game of thrones, exibido aos domingos na HBO, estão acostumados a serem pegos de surpresa com reviravoltas bombásticas e mortes de personagens importantes na trama. No entanto, após a exibição do mais recente episódio da quarta temporada, intitulado Quebradora de correntes, a internet ficou lotada de comentários negativos sobre a cena em que Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) estupra a irmã e amante Cersei (Lena Headey) durante o velório do filho deles, o rei Joffrey (Jack Gleeson). Você acha que a mudança prejudica a série?

Fora do contexto, os diálogos e as ações entre Jaime e Cersei Lannister transformaram uma cena de sexo consensual em um estupro

O motivo da polêmica é óbvio. A cena é forte ao trazer para as telas uma das mazelas mundiais, a violência contra as mulheres. Além disso, fica ainda mais perturbadora por ser tratar de uma relação incestuosa e de ter acontecido ao lado do cadáver do filho do casal. Outro ponto que despertou a ira dos admiradores do folhetim é que a cena, de fato, nunca aconteceu na série de livros de George R.R. Martin, As crônicas de gelo e fogo, que serve de base para os episódios.



Com a repercussão negativa, o autor das obras George R.R. Martin se pronunciou postando um texto no blog pessoal. Martin defendeu que os produtores da série fizeram escolhas diferentes das optadas por ele em A tormenta das espadas (terceira obra da saga) e alteraram as falas do casal. ;Se a série tivesse mantido algo do diálogo de Cersei dos livros, teria passado uma impressão diferente. O texto foi construído pelas circunstâncias da história original, dito por uma mulher que revê o amante depois de muito tempo, temendo que ele estivesse morto;, escreveu ao explicar que, na história original, Cersei hesita, apenas por ser uma situação errada, mas rapidamente demostra recíproca aos apelos do irmão.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação