Diversão e Arte

Zeppelin teria roubado 'Stairway to heaven' durante turnê com banda Spirit

A banda britânica é acusada, novamente, de ter plagiado uma canção. Desta vez, o clássico Stairway to heaven

postado em 22/05/2014 08:46
Formação original da banda Led Zeppelin
A importância histórica e a magnitude do Led Zeppelin para o rock;n;roll, do metal e, até mesmo, da música clássica, são incontestáveis. Porém, a autoria das principais composições do grupo britânico não. Esta semana, os roqueiros voltaram a estampar manchetes relacionadas a acusações de plágio. Stairway to heaven, do lendário Led Zeppelin IV (1971), tornou-se a polêmica da vez.

[SAIBAMAIS]A acusação, originalmente, partiu do guitarrista Randy California, integrante do grupo norte-americano Spirit, morto em 1997. O músico reivindicou, em diversas ocasiões, a autoria da introdução de Stairway to heaven, que teria sido roubada da composição instrumental intitulada Taurus, faixa do álbum Spirit, de 1968. Agora, 43 anos após a canção ser lançada, o advogado Francis Alexander Malofiy acionou a Justiça contra Jimmy Page e o restante da trupe, prestes a relançar Led Zeppelin IV.

O advogado sustenta o processo com a alegação de que o guitarrista Jimmy Page, responsável pela letra e pela produção da canção teria copiado a composição durante uma turnê feita por ambas as bandas nos Estados Unidos, na qual o Zeppelin tocava antes das apresentações da banda Spirit, entre 1968 e 1969. Taurus sempre esteve presente no repertório dos norte-americanos naqueles shows. O Correio entrou em contato com Malofiy, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Ouça Spirit - Taurus
[VIDEO1]

Ouça Stairway to heaven - Led Zeppelin
[VIDEO2]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação