Diversão e Arte

Rei Leão completa 20 anos e é a terceira animação mais rentável da história

A trama desse clássico teve inspiração na peça de Hamlet e também em Kimba, o leão branco, de Osamu Tezuka, considerado o pai do mangá moderno

postado em 16/06/2014 12:05
A trama desse clássico teve inspiração na peça de Hamlet e também em Kimba, o leão branco, de Osamu Tezuka, considerado o pai do mangá moderno

"HaKuna Matata. É lindo dizer! HaKuna matata, sim vai entender! Os seus problemas você deve esquecer, isso é viver é aprender! HaKuna matata". Há 20 anos, essa música grudava na cabeça de milhares de pessoas no mundo. Isso porque estreava nos cinemas um dos maiores sucessos da Disney, o Rei Leão. O longa é a décima nona maior bilheteria da história, acumulando US$ 987.483.777, e a terceira animação mais rentável, perdendo apenas para Toy Story 3 e Frozen.

A história desse clássico teve inspiração na peça de Hamlet e também em Kimba, o leão branco, de Osamu Tezuka, considerado o pai do mangá moderno. Na trama, Simba é herdeiro do trono da floresta, mas enfrenta a inveja de Scar, tio dele, que quer assumir o cargo de qualquer jeito. Para isso, faz com que o Simba seja culpado pela morte de Mufasa, atual rei da mata, o que o obriga a se exilar longe do reino.

Assim, Simba acaba conhecendo Timão e Pumba, um suricate e um javali, respectivamente, que lhe ensina o modo de viver sem preocupações, o Hakuna Matata. Depois de várias aventuras, Simba descobre que Scar está acabando com o reino e decide lutar pelo trono.

Um dos destaques do filme é a trilha sonora, que, além de Hakuna Matata, tem uma canção feita por Elton John, Can you feel the love tonight?, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original e o Globo de Ouro na mesma categoria. Hans Zimmer, responsável por todo o conjunto de músicas, foi vencedor na categoria Melhor Trilha Sonora.

Em 2011, o filme foi relançado nos cimenas na versão 3D e arrecadou US$ 22,1 milhões e foi visto por mais de 300 mil espectadores em todo o mundo.

O sucesso do longa também rendeu um musical na Broadway. O espetáculo já foi traduzido para sete idiomas e visto por 65 milhões de pessoas. Em 2013, o show chegou ao Brasil e teve a trilha sonora adaptada por Gilberto Gil. Recentemente, os integrantes do musical gravaram um vídeo em uma avião cantando uma música da apresentação (veja abaixo).

[VIDEO1]

Curiosidades
; A equipe que trabalhou na produção de Rei Leão era chamada de Time B. Um outro grupo, chamado de Time A, produzia Pocahontas. A Disney tinha mais esperanças de sucesso nesse último
; Pumba foi o primeiro personagem da Disney a soltar flatulências
; Vários animadores foram até a África para estudas o comportamento dos animais na floresta
; Um leão de verdade foi colocado no estúdio para estudarem a anatomia e a musculatura dele
; Timão e Pumba, inicialmente, seriam amigos de Simba logo no começo do filme
; Matthew Broderick, o eterno protagonista de Curtindo a vida adoidado, dubla Simba adulto na versão norte-americana
; Whoopi Goldberg faz a voz de Shenzi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação