Diversão e Arte

Filmes exploram temática gastronômica e prometem agradar cinéfilos e chefs

A culinária entra em cena para também criar uma aura de beleza, alimentando os olhos dos espectadores

postado em 10/07/2014 08:20
Cena do filme Chef, de Jon Favreau: história de um profissional que decide abrir o próprio negócio
Uma cena linda: a mesa posta, a luz entrando pelas janelas, talheres resplandecendo em prata, e, ao centro, pratos que enchem os olhos e despertam os desejos. Não é preciso dizer que, desde os primórdios, o cinema tem o poder de encantar diferentes públicos ao redor do mundo e causar as mais diversas sensações. A gastronomia entra em cena para também criar uma aura de beleza, alimentando os olhos dos espectadores que, presos às poltronas até o fim da sessão, têm que se contentar em apenas imaginar o gostinho de cada delícia. São os food films, segmento que cresce mais do que massa de pão sovada e apresenta duas estreias nas próximas semanas.



Chef (2014), dirigido por Jon Favreau (Homem de Ferro 1 e 2), conta a história de um chef (o próprio Favreau), que, após receber duras críticas de um blogueiro especializado em gastronomia, decide abandonar o restaurante no qual trabalha e abrir um food truck próprio. A estreia no Brasil está marcada para hoje, mas sem previsão de chegada a Brasília.

Influências


Nilu Lebert, autora de livros como O cinema vai à mesa e responsável, ao lado de Christian Petermann, do portal Filmes com Sabor, acredita que as telonas fizeram muito pela gastronomia. ;O cinema é um grande difusor de modas e ideias. Para dar uma noção, até os anos 1960, no Brasil, não havia peru na ceia de Natal. Copiamos esse menu de filmes norte-americanos;, analisa.

Confira o trailer de Chef

[VIDEO1]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação