Diversão e Arte

Aos 50 anos de carreira, Rita Lee está escrevendo uma autobiografia

Longe da rotina da aposentadoria, cantora dispara: "se rolar baixaria, eu me processo"

postado em 20/07/2014 07:33

Rita Lee esbanja versatilidade e se arrisca em várias vertentes da arte

A ruiva e sardenta Rita Lee Jones sempre chamou a atenção pelo carisma e pela beleza. Na escola, era uma garota brincalhona e travessa, mas ficava séria e focada durante jogos da seleção de handebol, da qual fazia parte ; não gostava de perder. Morava em um lar musical, onde o rádio estava sempre ligado e a casa se enchia com a voz de Ângela Maria, Cauby Peixoto e outros cantores de sucesso na década de 1950 em São Paulo. A música ganharia para Rita um sentido quase vital ao longo dos anos.

Mas quem desconfiaria que a garota levada teria talento para instrumentos? A professora de piano, famosa pianista da época, Magdalena Tagliaferro, deu a dica ao pai de Rita, o dentista Charles Jones: ;A menina tem talento, mas é muito tímida.; Mal sabia ela, no entanto, que Rita Lee se transformaria na rainha única do rock brasileiro, de voz marcante e suave e de intensa personalidade no palco.

Versátil, Rita Lee sempre mostrou domínio em diversas linguagens da arte ao longo de 50 anos de carreira, comemorados neste ano. Desde performances poéticas e ousadas em shows até a aventura muito bem-sucedida como escritora. Em 2012, a cantora chegou a anunciar aposentadoria, após impecável carreira solo. Mas deixou o pijama de lado para comemorar na estrada as cinco décadas dedicadas à música.

Literatura

No fim do ano passado a cantora lançou um livro que reúne microtextos publicados em redes sociais. Storynhas teve ilustrações do(a) cartunista Laerte (que assumiu uma personalidade feminina). ;Estava na expectativa do livro, sabia que ele estava sendo gerado. O fato é que, quando me colocaram como colaboradora do processo, eu fiquei super emocionada. A Rita é uma referência para mim. Eu li o texto e troquei ideias com ela. Tudo fluiu muito naturalmente. O texto dela é desafiador e generoso do ponto de vista de motivação para ilustração. Adorei fazer. Me senti parceira;, disse Laerte ao Correio.
De acordo com Laerte, a escrita de Rita Lee dá abertura para a participação do leitor e é uma porta para o ilustrador soltar a criatividade. ;Procurei fazer as ilustrações de forma ativa, seguindo a proposta do texto. Como ela tem uma personagem a Cantora Decadente eu me propôs a fazer histórias que nem estavam no texto.; O cartunista diz que Rita representa a expressão de liberdade da arte, do rock, nas histórias que escreve. ;Ela representa a própria expressão da liberdade no rock. O rock também se estabeleceu como uma linguagem livre. O trabalho da Rita apresenta a busca de novas possibilidades, sem se prender a nenhum cânone. Ela sempre se expressou com linguagens das mais diversas.;

A mutante Rita

Ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, Rita Lee escreveu um dos capítulos mais importantes na história da música brasileira, com Os mutantes. ;Gosto dos três juntos, do mesmo modo que separados. Adoro a poesia de Arnaldo, a voz de Sérgio e o histrionismo de Rita. Ou seria: a voz de Arnaldo, o histrionismo de Sergio e a poesia de Rita: Ou ainda: o histrionismo de Arnaldo, a poesia de Sérgio e a voz de Rita? É parece impossível destacá-los uns dos outros, quando se pensa neles e um sussurro inconsciente nos confidencia ao pé do ouvido: mutantes;, disse a escritora e compositora Mathilda Kóvak, no prefácio do livro A Divina Comédia dos Mutantes, de Carlos Calado.

A ruiva e performática cantora era a leveza e a força do grupo que acabou se desfazendo. Atualmente, os componentes não falam um dos outros. ;A Rita foi uma parte da minha vida que passou, ela mesma optou por isso. É igual amplificador digital, prefiro não falar sobre isso;, disse Arnaldo Bapstista ao Correio, sobre a antiga companheira e ex-esposa.

Arnaldo conta que Os mutantes sempre teve altos e baixos. ;Hoje, a gente tenta manter o lado bom. O Sérgio se separou de mim de uma maneira meio drástica, então, estou sozinho. Então, estou em carreira solo, fazendo o melhor que eu consigo nesse sentido. Sou o one man band, porque eu gravo todos os instrumentos.;


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação