Diversão e Arte

Produção brasileira é o destaque da 22ª edição do Anima Mundi

Este ano o evento teve número recorde de inscrições: 1.928 filmes

postado em 25/07/2014 09:36
Evento já consagrado no calendário cultural do Rio de Janeiro, o Anima Mundi, um dos mais importantes festivais de animação do mundo, chega à 22; edição exibindo, nesta sexta-feira (25/7) com a exibição de 418 filmes, em quatro espaços da cidade. O festival, no entanto, é muito mais do que sessões de cinema: até o dia 10 de agosto, a programação oferece também oficinas gratuitas, workshops e encontros com animadores renomados de todo o mundo, numa série de atividades que impulsionam a indústria de animação no Brasil.

Para esta edição, o Anima Mundi recebeu a inscrição de 1.928 filmes ; recorde que tornou ainda mais difícil a seleção, feita de forma criteriosa pelos organizadores do evento, segundo uma das diretoras da mostra Aída Queiroz. ;Tivemos que ver todos esses filmes em um prazo curto para fazer a seleção, mas é bom ver filmes do mundo todo chegando até aqui.;

A produção nacional, com 109 filmes e seis coproduções de seis estados brasileiros, ganha destaque na lista de 418 títulos da mostra. Segundo Aída Queiroz, além da quantidade, a edição 2014 do Anima Mundi se caracteriza por filmes nacionais de excelente qualidade. ;São curtas que poderão participar de qualquer festival internacional de animação, com qualidade suficiente para competir de igual para igual com filmes de países que já têm tradição no gênero.;

Esses países tradicionais no cinema de animação estão muito bem representados na seleção, a começar pela França, com 63 filmes, seguida de Estados Unidos (29) Alemanha (20), Holanda (13), Israel (12) e Coreia do Sul (8). Ao todo, são 47 países representados com curtas e longas-metragens de animação nas telas da Fundição Progresso, Espaço Itaú de Cinema, Oi Futuro Ipanema e Centro Cultural Light.

Assim como nas edições anteriores, o Anima Mundi traz convidados especiais para contar suas experiências nos Papos Animados, abertos para o público. Este ano fazem parte da lista o americano Chris Landreth, vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2011 pelo filme Ryan, e o premiado Eric Goldberg, que falará da experiência nos estúdios Disney.

;Ele é o diretor de animação que pela primeira vez utilizou a atuação do ator que grava os diálogos do filme no personagem que estava animando. Goldberg fêz isso com o gênio de Aladdin. Ele observou a atuação de Robin Williams enquanto gravava os diálogos e adaptou isso ao personagem, que ficou até um pouco parecido com o ator;, conta a diretora do festival.



Voltado também para profissionais e estudantes de cinema, o Anima Forum terá, mais uma vez, debates sobre o futuro e o mercado de animação. Todos na Fundição Progresso. Uma dessas discussões terá como tema "Animação e games", abordando a crescente importância que os jogos eletrônicos vêm adquirindo no setor.

;É um mercado em que o Brasil começa a entrar. A indústria de games mundial bateu a de cinema e de música juntas, em termos de vendas. O game usa a animação, tanto para a abertura quanto no jogo em si. Claro que tem o desenvolvimento tecnológico , mas a linguagem é animação;, explica Alda Queiroz.

Simultaneamente ao Rio, o Anima Mundi também tem parte de sua programação exibida em São Paulo, de 6 a 10 de agosto, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. A programação está disponível no .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação