Diversão e Arte

Cineasta Stanley Kubrick completaria 86 anos neste sábado

Correio Braziliense relembra a vida e a obra do poeta da imagem

postado em 26/07/2014 13:00
Kubrick idealizou os filmes Laranja mecânica, 2001: Uma Odisséia No Espaço, Barry Lyndon, dentre outras obras-primas
Artistas do calibre de Stanley Kubrick têm mentes brilhantes e dinâmicas para imaginar o mundo em movimento e compreender não apenas de onde ele vem, mas para onde ele vai. Sua morte, causada por um ataque cardíaco em 1999, implicou em uma limitação sensível às nossas expectativas estéticas e possibilidades de compreensão do mundo. Metódico, obsessivo, perfeccionista e compulsivo - como é comum aos gênios - Kubrick congregou poesia, filosofia, arte e denúncia em seu cinema. Hoje, no dia em que se comemora seu nascimento, o Correio Braziliense presta homenagem e relembra a vida e a obra do cineasta nova iorquino.

Stanley foi produto característico da intelligentsia judia do leste dos Estados Unidos. Filho de uma família austro-húngara, nasceu no Bronx, em Nova Iorque, em 26 de Julho de 1928. Aos 13 anos, ganhou do pai, o médico Jacques Kubrick, a primeira câmera fotográfica Graflex. Aos 17, era um estudante medíocre, com notas baixíssimas que não lhe garantiam ingresso em nenhuma universidade. Era, no entanto, fascinado pela fotografia, pelo jazz e pelo xadrez - três elementos que carimbariam sua narrativa cinematográfica. Do xadrez, veio o rigor matemático dos enredos, a visão da vida como um trajeto a ser percorrido evitando o erro fatal e o gosto pela especulação abstrata. Da fotografia, o senso de enquadramento, o interesse pela plástica, a simetria do quadro perfeito. Do jazz, o detectável ritmo vivaz de suas produções.
Stanley e Malcolm Mcdowell durante as gravações do clássico distópico Laranja mecânica
Prodígio, perambulava pelas ruas de Nova Iorque dando cliques e revelando o material no estúdio de um amigo. Não demorou para que a Look Magazine reconhecesse seu talento e o efetivasse na empresa. Quatro anos mais tarde, abandonou o trabalho de repórter fotográfico para rodar o primeiro filme The day of the fight (1951), financiado pelo próprio pai que penhorou a casa em que moravam. Flying padre (1952) e The seafarers (1953) foram dois experimentos subsequentes, documentários curta-metragens renegados pelo diretor e indisponíveis para distribuição atualmente.

O primeiro longa-metragem, Fear and Desire (1953) obteve boa aceitação da crítica, porém Kubrick considerou o trabalho amadorístico e tratou de limá-lo. Até hoje o filme permanece fora de catálogo. Logo após, em 1955, realizaria outro longa: A morte passou perto (Killer;sKiss). É também um filme pouco divulgado e de difícil aquisição. Só a partir de O grande golpe (The Killing, 1956) sua carreira começaria a despontar.
Irene Kane e Jamie Smith em A morte passou perto de 1955
Senhor absoluto de seu meio de expressão, Kubrick produziu pouco: apenas 13 longas em meio século de atividade. O suficiente para dar ao cinema uma dúzia de obras-primas. Reconhecido pelo escrupuloso cuidado ao escolher seus temas, pelo método vagaroso de trabalho e pela variedade de gêneros, seu cinema é interligado por uma refinada coesão estética e filosófica. Esta coerência serve de interstício para obras aparentemente díspares como 2001, O Iluminado, Lolita, Laranja mecânica, Barry lyndon, Nascido para matar. Todas vibram em tensões de forças antagônicas do Universo: a razão e o instinto, a arte e a ciência, o amor e a morte; entre poderes maniqueístas do bem e do mal que lutam constantemente entre si pelo controle.
Também retratou a bancarrota moral das instituições mais bem calcadas da sociedade americana da segunda metade do século 20: a família (Lolita, Laranja Mecânica), o estado (Dr. Fantástico), o exército (Nascido para Matar, Spartacus, Glória feita de sangue), o casamento (De olhos bem fechados), a Ciência (2001: Uma Odisseia no Espaço) e, acima de tudo, a natureza humana não escapou à crítica contumaz do velho judeu do Bronx (Barry Lyndon, Laranja Mecânica, O Iluminado).
Preocupação com o quadro perfeito era um dos traços do diretor. Cena de 2001: Odisséia no espaço
Avesso a comentar o próprio trabalho, Kubrick o descrevia apenas ;como uma experiência não verbal;. As muitas recusas vinham do desejo de preservar uma parte de mistério e indeterminação das produções. ;Não penso em discutir interpretações, nem oferecer outras possibilidades interpretativas. Sempre me pareceu que a melhor forma de compreender um filme é deixar que a película fale por si; rebateu ao crítico de cinema americano Tony Macklin, durante entrevista em 1968.

Se os defeitos são virtudes elevadas à potência máxima, Kubrick era consumido por um preciosismo absurdo em relação a cada aspecto de seu trabalho, o que obrigava os atores a atuarem repetidamente até a exaustão. Conta-se que fez a atriz Shelley Duvall repetir a mesma cena 127 vezes durante as gravações de O Iluminado. Por essas e outras, foi um diretor que despertou sentimentos controversos por parte das equipes que trabalhavam nos sets de filmagem.
Cena de O illuminado que Shelley Duval teve que encenar 127 vezes
Foi a atribuição de altíssimo e igual valor à composição visual, à narrativa e ao enredo que conduziu Kubrick ao panteão dos grandes cineastas. Imprevisível e sem sintaxe definida, abriu mão de uma assinatura formal em favor de uma assinatura filosófica. Não há, definitivamente, outro cineasta como ele. Há mestres, há gênios, há poetas, há técnicos, há artífices. Kubrick foi tudo isso.

Filmografia:

1951 ; Day of Fight
1952 ; Flying Padre
1953 ; Medo e Desejo (Fear and Desire)
1955 ; A morte passou perto (Killers Kiss)
1956 ; O grande golpe (The Killing)
1957 ; Glória feita de sangue (Paths of Glory)
1960 - Spartacus
1962 - Lolita
1964 ; Dr. Fantástico (Dr. Strangelove: or How I learned to stop worrying and love the bomb)
1968 ; 2001: Uma odisséia no Espaço (2001: A space Odyssey)
1971 ;Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)
1975 ;Barry Lyndon
1980 ; O Iluminado (The Shinning)
1987 ; Nascido para Matar ( Full Metal Jacket)
1999 ; De olhos bem fechados ( Eyes Wide Shut)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação