Diversão e Arte

Presença da cinematografia brasileira no festival da Suíça é marcante

Os longas brasileiros estarão no Festival Internacional de Cinema de Locarno

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 28/07/2014 08:02

Ney Matogrosso em Poder dos afetos, dirigido por Helena Ignez: filme brasileiro convidado

Ventos de agosto, do pernambucano Gabriel Mascaro, 31 anos, estreará em Locarno e está entre os 17 filmes da competição internacional, cujo prêmio maior é o Leopardo de Ouro. Esse é o quarto filme do cineasta, cuja carreira começou com o documentário Um lugar ao sol, seguindo-se os longa-metragens Avenida Brasília Formosa e Doméstica.

A fita narra a história de Shirley, que deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega à Vila para registrar o som dos ventos alíseos que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto assinala a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.


Los enemigos del dolor é uma coprodução uruguaia-brasileira-alemã, dirigida pelo cineasta uruguaio Arauco Hernandes. Está na competição Cineastas do Presente e estréia em Locarno.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação