Diversão e Arte

Hilda Furacão resgata história de personagem marcante nos anos 1950

A mulher que inspirou a trama vive em um asilo em Buenos Aires, aos 83 anos

postado em 28/07/2014 08:10
Hilda Furacão e Paulo Valentim: paixão fulminante na zona boêmia de Belo Horizonte que se transformou em casamentoA notícia de que Hilda Furacão vive em um asilo em Buenos Aires provocou surpresa nas redes sociais. ;Roberto Drummond ia adorar isso: publicou a autora Glória Perez, responsável pela adaptação romance do escritor mineiro para a minissérie exibida em 1998, na Rede Globo. ;Acho que ele já sabia ...;, respondeu o responsável pelo perfil do projeto Sempre um papo. Reportagem publicada nesse domingo (27/7) pelo Correio e Estado de Minas mostrou que a mulher que inspirou o romancista a criar a personagem mitológica da zona boêmia de Belo Horizonte nos anos 1950, hoje com 83 anos, vive em um asilo em Buenos Aires.



A personagem Hilda Furacão inspirou o escritor mineiro Roberto Drummond a escrever um romance, publicado em 1991, que alcançou muito sucesso na época. Drummond era cronista de O Estado de Minas e inaugurou uma vertente pop na literatura brasileira moderna, explorando histórias do cotidiano, signos da cultura de massa e a dimensão do fantástico. Não fazia a glorificação do pop como ocorreu com os artistas norte-americanos. Em Sangue de Coca-Cola, por exemplo, ele desfecha uma crítica contundente ao desvario autoritário do regime militar de 1964, fazendo menção a um ;general Francisco Franco que se instalou dentro do coração de cada brasileiro;.

Audácia

Nos anos 1980 e 1990, Drummond se destacou pela audácia de imaginação e pelo gosto de intervenções polêmicas e promoveu inovações na literatura brasileira do período, muito limitada por abordagens realistas ou documentais de denúncia aos descalabros do regime militar. Mas, acima de tudo, ele gostava de contar uma boa história, que pudesse ser lida por qualquer leitor que, por acaso, caísse de pára-quedas no texto. E esse é o caso de Hilda Furacão, que narra as aventuras e desventuras de uma mulher na zona boêmia da Belo Horizonte dos anos 1950, marcada fortemente pelo conservadorismo dos costumes e pelo moralismo religioso de origem católica.

Compartilhada mais de 1,7 mil vezes até o fechamento desta edição, a história da mulher encontrada pela reportagem em um asilo de Buenos Aires repercutiu no Brasil e também na Argentina. Se os hermanos ressaltavam o fato dela ter sido casada com o ex-jogador do Boca Juniors, Paulo Valentim, como foi o caso de Diego Fucks; outros sugeriram até que ela retornasse ao Brasil. ;Vamos trazer ela para BH;, disse Manoel Mendes Neto. ;Tem que voltar para BH;, reforçou Felipe Diniz Marinho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação