Diversão e Arte

Município de Pernambuco ganha feira internacional de literatura infantil

De 9 a 12 de outubro, evento terá programação de palestras e oficinas. A expectativa de público é de 6 mil pessoas

Diário de Pernambuco
postado em 30/07/2014 14:01
Irene Vasco participará do Festival Internacional de Literatura Infantil
Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, o município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, recebe a primeira de quatro oficinas voltadas para mediadores de leitura e gestores de bibliotecas. Os treinamentos são voltados para 100 profissionais que atuam na educação de crianças e com literatura infantil.

A ação antecipa o Festival Internacional de Literatura Infantil (Fligi), de 9 a 12 de outubro, com programação de palestras e oficinas. A expectativa de público é de 6 mil pessoas. Até o momento, foram anunciadas a participação da escritora colombiana Irene Vasco e a ilustradora brasileira Nireuda Longobardi. O evento é promovido pela Proa Cultural, em parceria com a gestão do município.

"Garanhuns foi escolhida para receber o Filig porque é uma cidade que já vem desenvolvendo ações voltadas para a literatura infantil, como a implantação de salas de leitura e realização de bienais de livros. A semente já foi plantada e estamos aqui para contribuir com a formação de novos leitores", explica o curador do Festival, Antonio Nunes Barbosa Filho.

CONVIDADAS
Fundadora do projeto Espantapájaros (Espantalho), especializado em literatura infantil e considerado um dos centros de iniciação para muitos escritores do gênero, a escritora Irene Vasco tem mais de vinte obras publicadas que já lhe renderam vários prêmios. Também desenvolve um trabalho na Colômbia para formação de novos leitores.

Graduada em educação artística e habilitação em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, especialista em educação ambiental pela Universidade de Santo Amaro, Nireuda Longobardi é arte educadora, escritora e ilustradora de livros de literatura infantil. Seu livro Mitos e lendas do Brasil em cordel foi selecionado para o catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ) e representou o Brasil em feira infantojuvenil realizada na Itália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação