Diversão e Arte

Flip estampa o humor de Millôr Fernandes pelos quatro cantos de Paraty

Para lembrar as histórias do homenageado, Jaguar, Claudius, Sérgio Augusto e Cássio Loredano participaram de mesas especiais sobre o "guru do Méier"

postado em 01/08/2014 13:54
Mesa
[SAIBAMAIS]O humorista Millôr Fernandes é o homenageado da edição de 2014 da Festa Literária Internacional de Paraty. Ele está em tendas oficiais, barracas de artesanato e estampado nas camisetas dos transeuntes que se equilibram pelo chão de pedras da cidade litorânea do Rio de Janeiro. Para lembrar as histórias de Millôr, Jaguar, Claudius, Sérgio Augusto e Cássio Loredano participaram de mesas especiais sobre o ;guru do Méier;.

Na mesa de abertura da Flip, o cartunista Jaguar contou histórias polêmicas de Millôr, como a inimizade entre o cartunista e Tarso de Castro, editor do Pasquim. Jaguar lembrou também uma briga envolvendo Chico Buarque. ;O Chico, que era muito amigo do Tarso de Castro, virou inimigo do Millôr por um tempo. Uma vez, num bar no Leblon, ele perguntou: ;O que você tem contra mim?;. Millôr não respondeu. Chico deu uma cusparada nele. Millôr atirou tudo o que tinha na mão na direção do Chico, mas não acertou nada. Contei essa história dizendo que o maior humorista brasileiro brigou com o maior compositor brasileiro. Me ligaram para perguntar se eu tinha brigado com o Martinho da Vila (risos);, lembrou.



Claudius, acompanhado do jornalista Sérgio Augusto e do caricaturista Cássio Loredano, explicou porque o epiteto ;guru;. ;Guru significa o velho homem que passa sabedoria. E esse era Millôr, mestre de toda uma geração de humoristas.; Ele pontuou, ainda que o que mais marcou a personalidade de Millôr foi ;a fidelidade a si mesmo, seu destemor de livre-pensar; E concluiu: ;O humor do Millôr é universal ao mesmo tempo que é profundamente carioca.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação