Diversão e Arte

Maurício Gomyde lança "A máquina de contar histórias" nesse sábado

O escritor nunca procurou uma editora, quando termina um livro, contrata revisores para que façam uma leitura crítica e edita ele mesmo o material

Nahima Maciel
postado em 07/08/2014 08:22
Maurício Gomyde mantém a disciplina e escreve todos os dias
Maurício Gomyde acorda todos os dias às 5h30 da manhã para escrever. Sentar ao computador e produzir é a única garantia de estar disponível quando tiver uma boa ideia. A rotina é a chave para os cinco livros publicados nos últimos quatro anos, e a explicação para como A máquina de contar histórias, livro mais recente e que o autor lança sábado na Livraria Cultura do Casa Park, foi parar em uma editora.

Servidor público e baterista das bandas Birinaite e Oskara, Gomyde escreveu o primeiro livro em 2002. O mundo de vidro nasceu de uma vontade cultivada desde a infância: escrever e contar histórias sempre esteve na lista de sonhos do autor. A produção independente exigia um esforço imenso de divulgação, mas Gomyde percebeu que a internet podia ajudar. Em 2010, quando as redes sociais já eram um evidente canal de divulgação, o escritor se deu conta de que tinha à disposição uma ferramenta importante. Ele relançou O mundo de vidro e ficou impressionado com a repercussão. Decidiu, então, escrever mais.



Entre 2011 e 2013, Gomyde lançou mais três romances e investiu forte na divulgação na internet. ;Hoje, com a facilidade das redes sociais, é cada vez mais fácil. Você consegue fazer um trabalho independente sem entrar nua grande editora;, constata. Ele nunca procurou uma editora. Quando termina um livro, contrata revisores para que façam uma leitura crítica e edita ele mesmo o material. Fez assim com os quatro livros escritos entre 2012 e 2013. As resenhas, os comentários e os compartilhamentos nos blogs de literatura e nas redes sociais chamaram a atenção dos editores da Novas Páginas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação