Diversão e Arte

Principais álbuns do grupo Os Mutantes são relançados em caixa

Os discos da caixa trazem canções que tornaram-se absolutas na voz dos Mutantes, como Panis et circenses e A minha menina, do álbum homônimo de 1968

postado em 16/08/2014 06:04
Acompanhando Gilberto Gil em 1967, no Festival da Record, Os Mutantes tiveram a primeira grande exposição nacional

Gravado em 1970, o disco Tecnicolor ficou por três décadas enclausurado em algum porão de gravadora. Aquele que seria o quarto trabalho do grupo Os Mutantes, composto pelos irmãos Arnaldo Baptista e Sergio Dias e por Rita Lee, só viu a luz do sol no ano 2000, para a alegria dos admiradores da mítica banda, que incendiou o marasmo que tomava conta da música popular brasileira no fim dos anos 1960. Tecnicolor, gravado em Paris, é o álbum preferido de Arnaldo Baptista, como o próprio afirmou ao Correio, e integra agora uma caixa recém-lançada com outros cinco discos produzidos pela trupe em sua configuração original.

;A gente fez esse disco com os instrumentos especiais. É o trabalho que está mais evoluído, no sentido de que tocamos da forma como a gente queria;, lembra Baptista. Os Mutantes estavam cumprindo temporada no afamado Teatro Olympia, em Paris, quando foram convidados a gravar um álbum mirando o mercado europeu. As sessões ocorreram em um estúdio local, com produção de Carl Holmes. ;Foi interessante trabalhar com ele, uma pessoa maravilhosa. A gente conhecia equipamentos bons, mas nada que se comparasse ao que tinha lá;, conta o artista. Em 2000, o álbum saiu com ilustrações de Sean Lennon, um dos fãs ilustres dos brasileiros.



[SAIBAMAIS]A caixa Os Mutantes traz, além de Tecnicolor, os discos icônicos lançados por Baptista, Sergio Dias e Rita Lee entre 1968 e 1972. Este foi o período em que todos os três estiveram à frente da banda, que contou também, em diferentes momentos, com o baterista Dinho e o baixista Liminha. No lançamento, ainda, um CD com raridades. As faixas do álbum, intitulado Mande um abraço pra velha, contudo, pelo menos para os frequentadores do mundo virtual, não são tão raras assim.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação