Diversão e Arte

Indie pop se consolida no mercado internacional com cantoras hipsters

Ellie Goulding, Lorde, Lana Del Rey, Lykke Li, Christina Perri e Foxes se destacaram por ampliar o estilo musical

Adriana Izel
postado em 19/08/2014 08:32
[VIDEO1]
Durante muitos anos, as estrelas do pop reinaram absolutas no mundo da música. Porém, desde o ano passado, elas perderam espaço para uma concorrência muito diferente: as artistas do chamado indie pop. O subgênero híbrido que mistura pop e rock aproveitou o sucesso dos ritmos ao qual se deriva e, ainda, a tendência hipster, que foi disseminada pelos quatro cantos do globo.

;É uma questão de timing mesmo. Se uma coisa está em alta hoje, a próxima será o outro lado. Depois de anos com Katy Perry, Britney Spears e afins sendo endeusadas dentro de suas estéticas plastificadas, vem o outro lado, que é o das cantoras que não tentam parecer perfeitinhas;, defende André Felipe Medeiros, colaborador do portal Música Pavê, especializado em indie pop.



Essa lacuna foi preenchida com o surgimento de nomes como Ellie Goulding, Lorde, Lana Del Rey, Lykke Li, Christina Perri e Foxes, que conseguiram se destacar após Florence and The Machine e La Roux ; que são consideradas mais próximas do indie rock ; abrirem as portas para o estilo musical.

Todas essas artistas têm em comum a ligação com a cultura alternativa, que pode ser encontrada nas letras das canções, no modo de se vestir e até nas apresentações delas. A neozelandesa Lorde trouxe todas essas referências em Royals, a primeira canção que caiu nas graças do público e atingiu mais de 300 milhões de visualizações em seis meses.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação