Diversão e Arte

China proíbe a 11ª edição do Festival de Cinema Independente de Pequim

A polícia afirmou que não estava a par do evento, que já foi alvo das autoridades em edições passadas

Agência France-Presse
postado em 23/08/2014 12:13
Pequim - As autoridades chinesas encerraram um festival de cinema independente neste sábado, dia da abertura, anunciaram os organizadores, que denunciaram um novo exemplo das restrições à liberdade de expressão no país.

A polícia impediu que os trabalhadores da indústria cinematográfica e o público acompanhassem a abertura da 11; edição do Festival de Cinema Independente de Pequim, afirmou o organizador Wang Shu à AFP. "É muito triste ter nascido em um país como este", disse.

Várias fontes afirmaram à AFP que as autoridades haviam pressionado recentemente os organizadores para que cancelassem a edição de 2014. De acordo com as mesmas fontes, os temas dos filmes incluídos na programação do festival não poderiam ser considerados antigovernamentais.

A polícia afirmou à AFP que não estava a par do evento, que já foi alvo das autoridades em edições passadas. As autoridades chinesas mantêm um controle ferrenho sobre a informação, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, submetidas a uma rígida censura.



Desde o ano passado, centenas de blogueiros e jornalistas foram detidos como parte de uma campanha iniciada pelo governo contra os "boatos na internet", em um contexto marcado pelos esforços do Partido Comunista para reprimir as críticas ao regime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação