Diversão e Arte

Belafonte, Miyazaki, Carrière e Maureen O'Hara receberão Oscar honorário

A entrega dos prêmios será em 8 de novembro, em Hollywood

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 21:53

A entrega dos prêmios será em 8 de novembro, em Hollywood

Los Angeles - O cantor americano Harry Belafonte, o diretor japonês Hayao Miyazaki, o roteirista francês Jean-Claude Carri;re e a atriz irlandesa Maureen O;Hara receberão um Oscar honorário este ano, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira. "Os Prêmios do Governador (Governor;s Award, como o prêmio é conhecido) refletem o cinema não de um ano, mas de toda uma vida", explicou a presidente da instituição, Cheryl Boone Isaacs.

Em sua sexta edição, a entrega dos prêmios será em 8 de novembro, em Hollywood. Belafonte, de 87 anos, que também é produtor e cantor, receberá o prêmio humanitário Jean Hersholt em reconhecimento a seu ativismo. Ele lutou a favor do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e pelo fim do Apartheid na África e é um dos principais colaboradores de Martin Luther King Jr.



[SAIBAMAIS]Em 2002, o japonês Miyazaki, de 73, levou o Oscar de melhor filme de animação por "A viagem de Chihiro". Foi indicado nessa mesma categoria por "O castelo animado" (2006) e "Vidas ao vento" (2014).

Carri;re, de 82, ganhou em 1962 a apreciada estatueta dourada pelo curta "Feliz aniversário", que compartilhou com seu compatriota Pierre Étaix. O francês conseguiu outras três indicações: duas delas com o diretor espanhol Luis Buñuel, com quem colaborou por duas décadas.

Maureen O;Hara, de 94, tem uma longa filmografia, que inclui sucessos como "O corcunda de Notre Dame", "O cisne negro", "Rio Grande" e "Paixão de uma vida".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação