Diversão e Arte

Ícone do jazz norte-americano cancela show e frusta público do Mimo

Maior festival de música instrumental do país perdeu a principal atração da noite de abertura, o ícone Chick Corea

Irlam Rocha Lima
postado em 30/08/2014 11:09

Toninho Horta e Orquestra Fantasma na noite de abertura do Mimo

Frustração se espalhou entre o público que assistiu ao show de abertura da etapa de Ouro Preto da 11; edição do Festival Mimo, na Praça Tiradentes. O que levou as 2 mil pessoas presentes na Praça Tiradentes a ter esse sentimento foi o cancelamento do show do pianista Chick Corea, ícone do jazz norte-americano.

A ausência do músico deveu-se ao fato de ele ter se atrasado para chegar ao Brasil vindo de Buenos Aires, em razão da greve geral na Argentina. Na plateia, havia vários músicos que não esconderam a decepção por não poderem ver e ouvir ao vivo Chick Corea. Entre eles, o consagrado violonista mineiro Juarez Moreira, a cantora pernambucana Karina Bhur e o guitarrista brasiliense Pedro Martins. ;Vim a Ouro Preto para assistir ao show de Chick Corea e participar do workshop que ele daria. Diante da ausência dele, me sinto frustrado;, afirmou Pedro, diretor musical da banda Ellen Oléria.

O violonista e guitarrista mineiro Toninho Horta queria tocar na Basílica de Pilar, mas acabou se apresentando na Praça Tiradentes, substituindo Corea. Acompanhado pela Orquestra Fantasma, grupo que toca com ele há 20 anos e tendo como convidado especial o violoncelista Jaques Morelembaum, Toninho fez um show que emocionou os espectadores e ganhou muitos aplausos. Ele interpretou temas da trilha sonora do documentário ;Dona Olímpia;, personagem histórico de Ouro Preto e clássicos do Clube da Esquina, como ;Beijo Partido; e ;Manoel, o audaz;; e ainda homenageou Corea com uma música inédita.

Confira a programação do festival


Sábado (30/08)

18h: Igreja do Rosário ; Nina Simone por Sonia Wieder-Atherton, Burno Fontaine & Laurent Kraif (França)
20h: Igreja São Francisco de Assis ; CHAARTS (Suíça)
22h: Praça Tiradentes ; Winston McAnuff & Fixi (Jamaica/França)
00h: Praça Tiradentes ; Bassekou Kouyate & Ngoni Ba (Mali)

Domingo (31/08)
15h: Praça Tiradentes ; Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental
16h30: Praça Tiradentes ; Trilok Gurtu Band (Índia)
20h: Igreja do Carmo ; Marco Pereira & Toninho Ferragutti (Brasil)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação