Diversão e Arte

Sergio Rodrigues reinventou a mobília tradicional com aspectos brasileiros

O designer morreu na manhã dessa segunda-feira (1º/9), no Rio de Janeiro, vítima de um câncer

postado em 02/09/2014 08:59
Sérgio fundou em 1955 a Indústria Oca, estúdio de arquitetura de interiores e cenografiaFoi o urbanista Lucio Costa quem fez o elogio: para ele, o arquiteto e designer de móveis Sergio Rodrigues havia conseguido resgatar o espírito da mobília tradicional e também os as aspectos do Brasil indígena em suas criações. Talvez por isso a obra arrojada de Rodrigues esteja tão presente nos palácios e residências da moderna capital federal. O designer morreu na manhã dessa segunda-feira (1;/9), no Rio de Janeiro, onde nasceu e morava. Rodrigues tinha 86 anos e foi vítima de um câncer.

O designer trouxe brasilidade aos móveis criados no país, muitas vezes com madeiras nativas, e tornou-se umas das principais referências na área a partir dos anos 1950. O nome dele chegou a aparecer na Enciclopédia Larousse como ;o criador do móvel brasileiro;. Sobrinho do dramaturgo Nelson Rodrigues, Sergio formou-se em arquitetura e urbanismo em 1952, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi um dos responsáveis, ao lado de nomes como Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, por tornar o design brasileiro internacionalmente conhecido. Uma de suas criações mais aclamadas é a Poltrona Mole, de 1957, celebrada e premiada no Concurso Internacional do Móvel em Cant;, na Itália, em 1961.



Como arquiteto, chegou a trabalhar ao lado de nomes proeminentes como David Azambuja, Flávio Regis do Nascimento e Olavo Redig de Campos, com os quais implementou o projeto do Centro Cívico de Curitiba, considerado obra essencial da arquitetura moderna brasileira. Contudo, pouco depois, passou a dedicar-se também ao design de móveis.
Sérgio assina as criações: cadeira Oscar (1956), poltrona Mole (1957) e poltrona Diz (2001)
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação