Diversão e Arte

Filmes sobre paixão e violência são as atrações desta quinta-feira do BIFF

"Alleluia" conta a história de Gloria que abandona o filho para viver uma aventura com um gigolô e "Conduta" é sobre um menino de 11 anos obrigado a fazer virações para sobreviver

Nahima Maciel
postado em 04/09/2014 08:23
Cena do filme Alleluia, dirigido por Fabrice du Welz, que estreia nesta quinta-feira
Gloria é uma mulher que deixa o marido depois de sucessivas agressões. Convencida por uma amiga, ela foge com o filho para reconstruir a vida, mas pelo caminho, conhece Michel, um gigolô trapaceiro que vive de enganar mulheres suscetíveis e com dinheiro. A relação é intensa e violenta, mas inevitável para Gloria, que se apaixona perdidamente, larga o filho e decide se tornar parceira de Michel.

A história narrada em Alleluia, longa do belga Fabrice du Welz, que estreia nesta quinta-feira (4/9) no Brasília International Film Festival (Biff), foi inspirada em um caso real que chocou os Estados Unidos em 1947. O longa esteve entre os títulos para a mostra competitiva da Quinzena dos realizadores, em Cannes, no ano passado. A cinematografia de Welz é ancorada numa linhagem de narrativas bizarras. E, 2004, ele fez Calvaire, um filme de terror psicológico no qual um comediante fica encurralado em um hotel abandonado, habitado por um velho ator no meio de uma floresta deserta. Em 2008, foi a vez de Vinyan, um trilher com inserções de paranormalidade sobre um casal que tenta encontrar o filho desaparecido durante o tusnami que arrasou o sudeste asiático em 2004.



Alleluia é o quarto filme do diretor e faz parte de uma trilogia sobre o interior da Bélgica. Filmado na região de Ardennes, o longa é o segundo, depois de Calvaire, a tratar de personagens que em comum têm apenas o local no qual a história acontece.

Luta pela sobrevivência

Um menino de 11 anos vive o drama de morar sozinho com a mãe dependente de drogas. Para conseguir manter a família, Chala se envolve com cachorros de rinha em busca de sustento. É um mundo brutal em que o garoto é obrigado a viver e tal violência se reflete em outras áreas importantes da vida do menino, como a escola. Essa é a trama de Conduta, dirigido por Ernesto Daranas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação