Diversão e Arte

Músicos internacionais se apresentam com a orquestra do Teatro Nacional

Concerto reúne artistas sob a batuta do maestro português José Ferreira Lobo

Nahima Maciel
postado em 16/09/2014 08:03
[VIDEO1]
Das estepes russas e das montanhas da Geórgia vem a combinação que a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) apresenta nesta terça-feira (16/9) no palco do Teatro Pedro Calmon. Sob o comando do maestro português José Ferreira Lobo e com participação da violinista cazaque Aiman Mussakhajayeva, a orquestra executa peças de Aram Kachaturian e Vasily Kalinnikov, além de uma abertura conhecida do russo Fedor Glinka.

O programa será a oportunidade para o público de uma dupla descoberta: a música de Kalinnikov, pouco conhecido no mundo inteiro, e a presença no palco do mítico violino Stradivarius trazido por Aiman.



Foi graças a Serguei Rachmaninoff que o mundo descobriu Kalinnikov. Pouco conhecido na terra natal, o compositor russo teve as partituras restauradas e publicadas com ajuda do conterrâneo famoso. ;E essa sinfonia que vamos fazer é pouco ouvida no mundo. Kalinnikov é um compositor do século 19 que morreu muito jovem e deixou uma música muito inspirada naquele ambiente das estepes e da Ásia Central. Foi um exímio retratista dessas paisagens e será uma novidade para o público;, destaca Ferreira Lobo. Kalinnikov escreveu apenas duas sinfonias e a solista escolheu a Sinfonia n; 1 em sol menor para o repertório de hoje.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Regente: José Ferreira Lobo. Solista: Aiman Mussakhajayeva. Nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano). Entrada gratuita.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação