Diversão e Arte

Cineastas estão otimistas com Hoje eu quero voltar sozinho no Oscar

Indicados pela academia de Hollywood serão conhecidos em janeiro de 2015

Ricardo Daehn, Nahima Maciel
postado em 20/09/2014 08:06

Longa de Daniel Ribeiro para representar o Brasil no Oscar surpreendeu diretores e produtores

Até o dia 15 de janeiro, quando serão conhecidos os finalistas para o Oscar de melhor filme estrangeiro, muitas estratégias serão adotadas pelos pré-indicados. Por enquanto, a equipe do longa nacional Hoje eu quero voltar sozinho só tem comemorado a pré-candidatura da fita, fato que agradou a classe cinematográfica. ;Foi uma escolha supreendente e corajosa. Conheço como Daniel Ribeiro (diretor do filme) trabalha ; sempre com delicadeza e nunca de forma gratuita;, comentou o colega Bruno Torres, ao aprovar o filme que mostra um vínculo homoafetivo entre jovens.

;Pesou o caráter de sutileza, para um tema que tem leitura universal. O filme intermedia o despertar da vida, em situação limite: a descoberta do amor e do sexo. Tudo com carinho e de forma nada traumática;, comentou o cineasta Orlando Senna. O ex-secretário de Audiovisual reafirmou tratar-se de incógnita a pré-seleção. ;Nas últimas tentativas para a vaga, defenderam critério muito local das fitas ou pendia a indicação de filmes muito sensíveis;, explicou.



Com ampla experiência em festivais internacionais, o crítico Eduardo Valente viu 2014 como um ano rico em possibilidades para longas nacionais com trânsito no estrangeiro. ;Não é todo dia que um filme como Hoje eu quero voltar sozinho, num espaço como o do Festival de Berlim, junta em prêmios, crítica, público e júri, sem dizer que foi muito vendido para o exterior. Há uma transformação na Academia e o Hoje; comunica com segmentos muito diferentes;, defendeu Valente.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação