Diversão e Arte

Bienal do B apresenta festival com shows, lançamentos de livros e teatro

A abertura do evento será guiada pelo mímico Miquéias Paz e homenageará três pessoas.

postado em 22/09/2014 08:48
A garotada se diverte e brinca com as palavras na edição do ano passado da Bienalzinha
;Vamos mostrar que Brasília é a capital da poesia;, diz Luiz Amorim, fundador do projeto 4; Bienal do B ; Poesia e Literatura na Rua. Com objetivo de valorizar os poetas da cidade e estimular a cultura lírica, o evento que ocorre nos dias 24 e 26 de setembro oferecerá atividades para o público adulto e infantil. Serão cerca de 100 poetas, shows musicais de artistas nacionais consagrados, peças teatrais, debates culturais e também a 2; Bienalzinha para crianças. A abertura do evento será guiada pelo mímico Miquéias Paz e homenageará três pessoas.

Héroi da resistência, um dos livreiros mais famoso de Brasília, Francisco Joaquim de Carvalho, mais conhecido como ;Chiquinho da UnB;, será o primeiro homenageado. O homem de voz mansa e olhar sereno leva poesia aos estudantes há 40 anos. ;Meu trabalho no dia a dia é poético, mas a vida; Ah, ela é dura. Por isso, eu me sinto honrado em ser lembrado. Tem um valor incalculável e me deixa muito feliz;, diz. O livreiro enfatiza a difícil tarefa de vencer o mercado: ;Está muito concorrido por causa de outras tecnologias como e-book, xerox, PDF;. No entanto, ele corrobora ao restabelecer: ;Mesmo assim, faço uma das coisas mais importantes da minha vida;.



Nos outros dois dias, os homenageados serão o ator e diretor Gê Martu, que tem mais de 65 peças e 40 filmes ao longo de 58 anos de carreira, e se tornou conhecido como ;Gê Matusalém;, e o poeta Heitor Andrade, jornalista baiano que teve toda sua trajetória de escritor em Brasília. ;Essa ampliação de acesso e distribuição do livro me empolga. Acho a iniciativa muito interessante e fico feliz de contribuir, pois minha história na cidade é longa;, conta o Andrade, que já escreveu livros como Corpos de concreto (1964), Sigla viva (1969) e 3x1, A Matemática do Poema. Sem se sentir mais poeta do que os outros participantes o escolhido como patrono do evento, Francisco Alvim, brinca que se considera um postulante, como os outros que ali estão. ;Eu acredito que a poesia começa a ter validade depois de 100 anos, depois de cristalizar-se e pegar o ar do tempo. Daqui a 100, 200 anos, se ainda existir poesia... Até lá, o jogo é livre;, diz Alvim, que já participou de outras edições da Bienal. ;Essa iniciativa da Bienal começa pelo lado de incentivar, ela não tem muito projeto fixo e pega o que está acontecendo na cidade. E nisso está o crescimento da poesia.;

Além de espaço para apresentação de poemas e músicas, escritores vão lançar e expor obras literárias e estar em contato direto com o leitor.

Programação do evento

É o quarto ano que o Açougue Cultural T-Bone realiza o projeto 4; Bienal do B e 2; Bienalzinha do B. A casa de cortes de carne fica na CLN 312, bloco B, loja 27.

Dia 24
2; Bienalzinha do B das 14h às 18h40
Curta-metragem das 18h40 às 19h.

4; Bienal do B (abertura; debate sobre questões culturais; performance poética e recitação de poemas) das 19h às 21h.

Apresentação musical (Família Lima) ; 21h ; 23h.

Dia 25
2; Bienalzinha do B das 14h às 18h40
Curta-metragem das 18h40 às 19h.

4; Bienal do B (abertura; debate sobre questões culturais; performance poética e recitação de poemas) das 19h às 21h.

Apresentação musical (Sá e Guarabyra) das 21h às- 23h.


Dia 26
2; Bienalzinha do B das 14h às 18h40.

Curta-metragem das 18h40 às 19h.

4; Bienal do B
(abertura; debate sobre questões culturais; performance poética e recitação de poemas)
das 19h às 21h.

Apresentação musical (Renato Borghetti) das 21h às 23h.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação