Diversão e Arte

Personagem Mafalda completa 50 anos com preocupações bastante atuais

O desenho argentino é um dos mais populares do mundo

postado em 23/09/2014 08:01
[VIDEO1]

Mafalda, a baixinha mais sábia do mundo, chega aos 50 anos com estatura e encanto de criança de 6 anos. De vestido e cabelo adornado com imenso laço, a personagem chegou para causar revoluções. A pequena filósofa, descrita pelo escritor italiano Umberto Eco como uma ;heroína enraivecida;, trouxe novo estilo de humor às tirinhas em quadrinhos, em forma de protesto quando a América do Sul era tomada por ditaduras. Neste ano, uma série de eventos homenageia a garotinha na Argentina, onde nasceu, e ao redor do mundo.

O desenho argentino é um dos mais populares do mundo

Na Usina da arte, em Buenos Aires, portenhos e turistas formaram imensa fila para ver a exposição O mundo segundo Mafalda, que retrata a vida da pequena rebelde, que aborda temas desde a criatividade e a imaginação própria da infância até as preocupações com as crises mundiais.



[SAIBAMAIS]O universo de Mafalda está reproduzido na exposição: a casa, a mesa de jantar ; inclusive o abominável prato de sopa, que gera tantos protestos indignados por parte da garota ; e a sala onde a pequena costuma assistir a desenhos do Pica-Pau, seu preferido. Nem mesmo as invenções de Mafalda e de amigos foram esquecidas. Por exemplo, um garfo que se transforma em antena telepática para capturar melhor as ideias. Mas há também inventos mais sofisticados, como um raro artefato voador que funciona à base de um poderoso jorro de soda.

O mais impressionante é que, após 50 anos, as preocupações de Mafalda continuam relevantes, porque muito do que ela questionava permanece sem solução na Argentina e no mundo. Mafalda é visionária e atual. ;Às vezes, fico surpreso como algumas tiras desenhadas há mais de 40 anos ainda podem ser aplicadas a questões de hoje;, declarou o criador Quino, quando a exposição foi inaugurada.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação