Diversão e Arte

Morre autor do romance erótico A história de O

Jean-Jacques Pauvert, lendário editor francês, faleceu aos 88 anos em um hospital de Toulon, no sul da França, confirmou um familiar

Agência France-Presse
postado em 29/09/2014 14:23
O editor Jean-Jacques Pauvert, durante evento literário, em Paris, em novembro de 1972.

Jean-Jacques Pauvert, lendário editor francês conhecido em particular pela publicação do romance erótico A história de O, morreu no sábado (27), aos 88 anos, em um hospital de Toulon, no sul da França, informou um familiar.



Em agosto passado, o editor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o terceiro, explicou uma de suas filhas. Aos 21 anos, pela primeira vez na história da edição, Pauvert publicou na íntegra a obra do Marquês de Sade, colocando seu nome e endereço na capa dos livros, o que lhe rendeu um julgamento que durou sete anos e um início de carreira conturbado.

Ele também ficou conhecido por ter publicado, em 1954, A história de O, de uma misteriosa Pauline Réage. Atualmente, sabe-se que o livro foi escrito por Dominique Aury.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação