Diversão e Arte

Cinemas espanhol e japonês ganham mostras na cidade

Nas programações, o público poderá assistir a filmes inéditos no circuito comercial na capital federal

Nahima Maciel
postado em 01/10/2014 07:59
Cena do filme japonês Bushido Sixteen, uma das atrações do evento que acontece no Cine Brasília
A jovem cinematografia do Japão e da Espanha ganham duas mostras na cidade a partir de hoje. Em Cinema Atual Espanhol, cinco filmes produzidos em 2012 trazem um extrato da produção recente para o Cine Brasília. Na Mostra de Cinema Juvenil Japonês, os filmes têm os adolescentes como temática e foram produzidos entre 1996 e 2011. As duas mostras são oportunidades de assistir a filmes que são inéditos no circuito comercial brasileiro e que, eventualmente, passaram apenas em festivais.

Explorar a diversidade do cinema espanhol foi um dos objetivos de Elena Cordero Hoyo, idealizadora da mostra organizada pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada da Espanha. ;O cinema espanhol está vivendo um momento muito bom. Os novos diretores estão experimentando novas linguagens e fugindo dos padrões, tentando explorar outras áreas artísticas;, diz Elena.



Ela conta que a crise econômica que levou o índice de desemprego para 26% em 2013 também afetou a produção cinematográfica. Os orçamentos ficaram menores, e o apoio da iniciativa privada diminuiu. ;Mas tem um lado bom;, garante. ;Isso fez com que os diretores explorassem mais o lado criativo. É muito interessante como a crise afetou o cinema espanhol.;

Entre as experiências que Elena destaca está Branca de neve, filme mudo e em preto e branco que se propõe a contar uma história tipicamente espanhola por meio do conto clássico dos irmãos Grimm. Ambientado nos anos 1920, o longa de Pablo Berger narra a trajetória de Carmem, uma moça que foge do ambiente doméstico atormentado e vai viver com uma trupe de anões toureiros. A experimentação também toma a frente no misto de documentário com ficção Carmina que se exploda, de Paco Léon. Na tela, a mãe do diretor vive Carmina, uma senhora que resolve recuperar o prejuízo depois de ter 80 presuntos roubados em diversos assaltos.

A crise dos 40 anos no universo masculino está em O que os homens falam, uma comédia de Cesc Gay que mergulha na vida de oito homens para falar do envelhecimento. No programa também entrou O apóstolo, de Fernando Cortizo, combina terror e humor no primeiro filme em stop motion da Espanha.

Serviço
Mostra de cinema juvenil japonês
Kids return, de Takeshi Kitano. Hoje, às 19h, no Cine Brasília. Classificação indicativa: 14 anos

Cinema atual espanhol
Carmina ou que se exploda, de Paco León. Hoje, às 21h40, no Cine Brasília. Classificação indicativa: 12 anos

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação