Diversão e Arte

Saxofonista Léo Gandelman mostra versatilidade no Clube do Choro

Repertório terá obras de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luiz Americano e Baden Powell

Irlam Rocha Lima
postado em 01/10/2014 08:03

O músico Léo Gandelman lança Música de fronteira no Clube do ChoroNo entendimento de Léo Gandelman, música não tem fronteira. Isso o saxofonista, compositor e arranjador busca mostrar no seu novo projeto, um álbum em que promove a interseção do popular e o erudito, ao gravar composições de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luiz Americano, Baden Powell, além de criações de sua autoria.

O CD, intitulado Música de fronteira, será lançado em shows, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto João Donato ; 80 Anos, no Espaço Cultural do Choro, em que ele tem a companhia do trio formado pelo jovem pianista carioca Eduardo Farias e pelos músicos brasilienses Oswaldo Amorim (contrabaixo acústico) e Allen Pontes (bateria).

Filho de uma pianista e de um maestro, teve sólida formação clássica. Aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Logo depois foi para os Estados Unidos, onde estudou no Berklee College of Music.



Sua faceta mais ligada à MPB pode ser apreciada no Sabe você, álbum em que faz a releitura de baladas brasileiras, tendo como convidados Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Leny Andrade e Leila Pinheiro, entre outros.

Na escolha das músicas que integram o repertório do Música de fronteira, o saxofonista diz que deixou prevalecer a intuição. ;Reuni temas de compositores e músicos da minha admiração, em um disco de duo com o jovem pianista Eduardo Farias, de 26 anos, com quem venho trabalhando há três anos. Gravamos entre janeiro e março deste ano, num clima bem tranquilo;, ressalta Gandelman. Na lista, foram incluídas Lenda de caboclo (Heitor Villa-Lobos), Cubanos e pássaros em festa (Erneto Nazareth), Lapinha (Baden Powell) e a inédita Ignez, de Pixinguinha. ;Algumas delas estão no roteiro do show no Clube do Choro;, adianta.

Léo Gandelman

Show do saxfonista, acompanhado por trio, para lançamento do CD Música de fronteira, de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação