Diversão e Arte

Comédia iraquiana aposta em paródia sobre o grupo Estado Islâmico

De acordo com o autor, o seriado é uma forma de impedir o avanço dos jihadistas

postado em 02/10/2014 09:30
Um seriado que faz sátira sobre o Estado Islâmico virou um dos maiores sucessos da internet. A comédia Dawlat al-Khurafa (Estado Mítico) estreou há uma semana na tevê iraquiana e ironiza o comportamento do grupo jihadista.

[VIDEO1]

Entre as inúmeras piadas, é possível ver um grupo de homens, caracterizados como jihadistas, sentados em torno de um líder que os rege brandindo um chicote de couro.



[SAIBAMAIS]No vídeo de divulgação do seriado, já visto mais de 200 mil vezes na internet, os homens cantam uma música, que, de acordo com as agências internacionais, entoa versos irônicos, como: "Proibimos fumar cigarros e expulsamos todos os cristãos".

Dawlat al-Khurafa terá 30 episódios. O autor da produção, Thaer al-Hasnawi, afirma que a intenção é fazer um contraponto bem-humorado ao avanço do grupo nas redes sociais.

"Estamos fazendo isso para que as crianças não tenham que ir para a cama com medo do Estado Islâmico", declarou Thaer al-Hasnawi para a BBC.

Reação

O primeiro episódio da série foi exibido nesse sábado (27/9) na tevê iraquiana al-Iraqiyya. Nas redes sociais, foi possível ver reações contrárias ao programa.

"Rir e fazer piada é tudo que os xiitas conseguem fazer? Vão aprender a ser muçulmanos antes", escreveu um usuário do YouTube, que desaprovou o programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação