Diversão e Arte

Gravar discos com canções de Roberto Carlos é um bom negócio para artistas

No entanto, a tarefa árdua. A sertaneja Roberta Miranda foi a última a adquirir esse direito

postado em 04/10/2014 08:02
[VIDEO1]

Questionado recentemente por um site sobre qual seria seu maior sonho, o cantor Zezé di Camargo, que forma a dupla com o irmão Luciano, não titubeou: gravar um disco apenas com canções compostas por Roberto Carlos. ;Não sei se ele liberaria, pois é bem rigoroso com esse tipo de trabalho. Mas é um sonho;, declarou o sertanejo.


[SAIBAMAIS]Artista mais popular do país, o Rei tem um repertório para lá de cobiçado ; mesmo por artistas também imensamente conhecidos. Quem não se lembra de quando, em 1993, Maria Bethânia vendeu perto de 1 milhão de cópias com o tributo As canções que você fez pra mim, apenas com músicas de Roberto e Erasmo Carlos? A baiana foi uma das poucas a conquistar o aval para gravar tais canções. Ao lado dela, uma lista restrita, que inclui Nara Leão, lá nos anos 1970 e, mais recentemente, Lulu Santos, Teresa Cristina e Cauby Peixoto. A última a receber carta branca foi Roberta Miranda.

A sertaneja deve lançar o disco, com músicas de diversas fases de Roberto, até o fim deste mês. É provável que a amizade da cantora com o Rei tenha dado um empurrãozinho para ela conseguir a autorização, já que, via gravadoras e editoras, a burocracia é infinitamente maior. ;O controle em relação à obra de qualquer artista é muito maior quando já se tem um patrimônio cultural construído, como é o caso do Roberto. No auge do sucesso, eles estão menos atentos a isso;, observa o historiador Paulo Cesar de Araújo, autor da biografia Roberto Carlos em detalhes. Roberta Miranda teve um pedido negado pelo Rei: não vai pode incluir a faixa Você não sabe no tributo. O motivo? Não se sabe.

Quando Bethânia adentrou a seara de Roberto e Erasmo, ela vinha de uma série de bons discos, como Olho d;água (1992), mas que não haviam acontecido comercialmente. ;O disco As canções que você fez pra mim a reabilitou, no sentido mercadológico. Foi um salvador da pátria;, analisa o crítico carioca Mauro Ferreira, especializado no mercado fonográfico. O trabalho está entre os cinco mais vendidos da carreira da baiana. ;Ela teve grande apoio da gravadora à época, música em abertura de novela (Fera ferida). O momento era outro.;

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação