Diversão e Arte

Dad Squarisi publica livro infantil sobre deuses e heróis gregos

Deuses do Olímpo abre as portas da criatividade, estimular a expressão emocional e aperfeiçoar a língua falada e escrita, segundo a autora

postado em 08/10/2014 07:50
Dad Squarisi lança o livro Deuses do Olimpo, com contação de histórias para crianças
Por meio das aventuras e do universo mágico de deuses e mitos da Grécia Antiga é possível entender as necessidades e desejos do homem moderno, cujas inquietações continuam as mesmas desde que surgiu no mundo. Com linguagem simples, divertida e bem-humorada, além de muita sensibilidade, a escritora e editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, resgata no livro Deuses do Olímpo histórias carregadas de significados de Zeus, Hera, Afrodite, Hermes, Dionísio e outros deuses e heróis helênicos. A proposta, segundo ela, é permitir que as crianças transitem entre o real e o imaginário em busca de si mesmas.

Dad, que tem várias publicações sobre lições de escrita, cultura e sociedade, explica que o livro nasceu a partir da coluna no caderno semanal Super! em que escreve histórias sobre mitos gregos com linguagem bem dinâmica para o público infantojuvenil. ;Quando fui convidada para escrever sobre assuntos de interesses para crianças, a escolha recaiu sobre a mitologia, que tem a ver com nossos arquétipos e contribuiu para a língua portuguesa. Então, escolhi personagens e histórias que enriqueceram a nossa língua;, conta, ao ressaltar que o primeiro fruto, no entanto, foi o livro, Deuses e heróis, lançado em abril deste ano, na Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília.



A narrativa parte do início, quando o mundo surgiu, em meio ao caos, tal qual relata o mito da formação do planeta. ;Os ventos sopravam tão forte que as águas do oceano subiam e desciam morros, destruíam cavernas, punham tudo de pernas para o ar. Era o caos. Um dia, ninguém sabe quando, apareceu uma força pra lá de misteriosa. Olhou aquela bagunça toda e decidiu: ; Chega de baderna! Vou pôr ordem no caos;, diz Dad em um trecho do livro.

Durante o lançamento, três profissionais contarão histórias infantis e, para aumentar a interação com o público, crianças também apresentarão as histórias dos mitos. Entre os pequenos, estão dois netos de Dad, João Marcelo e Rafael. O objetivo do livro, segundo a autora, é abrir as portas da criatividade, estimular a expressão emocional e aperfeiçoar a língua falada e escrita. O projeto gráfico e ilustrações do livro são da designer e ilustradora Carolina Kaastrup, que criou páginas cheias de cores e formas que transportam o leitor para o universo fantástico dos mitos da Grécia Antiga.

Serviço
Lançamento do livro Deuses do Olimpo
11/10 (sábado), a partir das 17h, CCBB Brasília (SCES, Trecho 2, Lote 22)
(61) 3108-7600

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação