Diversão e Arte

Fotógrafo Kim Keever cria imagens psicodélicas em um tanque d'água

Ele tem o brasileiro Sebastião Salgado como uma referência

Rebeca Oliveira
postado em 12/10/2014 15:00

O artista americano Kim Keever segue o lema de que, na vida ou na arte, é preciso improvisar com o que se tem. Com base nesta filosofia, elaborou uma forma diferente de pintar e de fotografar aquarelas: em sua casa, enche um tanque de 200 litros de água e, delicadamente, lança tinta sobre ele. Armazenadas em embalagens reutilizadas de detergente líquido, as cores se misturam e o resultado é uma pintura etérea, que se assemelha a arte abstrata. O projeto foi batizado por ele como Liquid Magic.



[SAIBAMAIS]Em entrevista ao Correio, Kim Keever afirmou que não se considera necessariamente um pintor, nem somente um fotógrafo, mas um homem curioso e disposto a realizar experimentos e intervenções. Ex-engenheiro da Nasa, Kim demorou até se dedicar a arte por completo.

;Você só tem uma vida se a viver por completo. Por isso, decidi largar tudo e me dedicar a fotografia;, afirma.
Para ele, o pintor espanhol Pablo Picasso é fonte inesgotável de inspiração. ;O considero um dos artistas mais incríveis que já existiram. Sua criatividade e a quantidade de trabalhos que produziu o torna inigualável;, afirma. Entre os artistas brasileiros, um nome logo vem à mente como referência: Sebastião Salgado. ;A qualidade de suas fotografias em preto e branco é sensacional;, elogia Kim.

Ele tem o brasileiro Sebastião Salgado como uma referência

Como descreve o projeto Liquid Magic?
Começou de maneira despretensiosa. Estava observando como as cores de tatuagens se comportavam na água e via o que acontecia. Comecei a fazer experimentos e tentar, de maneira aleatória, entender como a cor reage ao líquido, e vice-versa. Para minha surpresa, as possibilidades são infinitas, e passei a fotografá-las.

Quais as maiores dificuldades que passou ao deixar o trabalho na Nasa para se dedicar à fotografia?

Acho que não deixar que as coisas tenham fim, ter esta luta diariamente, é a maior dificuldade. Não é um problema agora, mas por muito tempo, tive que fazer parte de um time, ter um emprego, mesmo sabendo que queria sair dali, porque precisava de dinheiro para comprar materiais e produzir as fotos. Saí de um mestrado em engenharia para continuar com o Liquid Magic. Estes foram alguns momentos difíceis, mas que ajudaram a me moldar como homem e artista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação