Diversão e Arte

Escritor oferece US$ 500 mil para quem solucinar mistério de Endgame

Conhecido por polêmica com Oprah, James Frey lança obra infanto-juvenil e oferece prêmio para quem desvender o enigma presentes nas páginas de Endgame

postado em 14/10/2014 16:16
Autor James Frey afirmou que não se envergonha de produzir uma obra com claro apelo comercial

Se você é bom para desvendar enigmas, o livro Endgame: o chamado pode ser uma boa oportunidade. Lançado simultaneamente em 30 países, a obra contém um mistério. Resolvê-lo pode lhe render a bagatela de US$ 500 mil oferecida pelo autor, James Frey, para quem solucionar o segredo inscrito nas páginas e nas pistas espalhadas por ele.

Endgame: o chamado faz parte de uma trilogia de livros que contará também com nove novelas publicadas em e-books e vídeos no YouTube, além, é claro, da competição que premiará aquele que for capaz de resolver os mistérios. Ferramentas digitais, como mecanismos de pesquisa do Google, deverão ser usadas para encontrar a chave que levará ao meio milhão de dólares.



[SAIBAMAIS]O enredo do livro acontece em um planeta similar à Terra. Lá, doze tribos de linhagens diferentes elegem vencedores com idade entre 13 e 17 anos para se transformarem em guerreiros. Quando atingem a maioridade, esses lutadores são substituídos por sucessores. Ninguém sabe, no entanto, como surgiu essa regra, embora ela faça parte de séculos de tradição.

O dinheiro para a premiação partiu do próprio autor que diz não se importar por qual motivo leitores cheguem aos seus livros desde que os leiam. Com financiamento de grandes empresas, o projeto não esconde interesses de mercado.

O autor, em entrevista à agência EFFE, afirmou que não se envergonha de produzir uma obra com claro apelo comercial. James Frey disse ainda que escreveu o livro mais divertido que poderia para um leitor cada vez mais entediado com o que lhe é ofertado pelo mercado.

A trilogia é a estreia de James Frey na fantasia infanto-juvenil e explora os recursos disponíveis para a composição do enredo.

Polêmicas anteriores
James Frey é autor também de Um milhão de pedacinhos, livro em que conta memórias da superação de problemas com drogas e álcool que enfrentou. O livro gerou frisson depois de ter sido indicado pela apresentadora de televisão Oprah Winfrey por contar a história real de um homem que venceu o crime e as drogas.

Pouco tempo depois, revelou-se que boa parte do que se narra em Um milhão de pedacinhos é invenção. As falsas memórias renderam ao autor acusações da apresentadora. Oprah também pediu desculpas ao público pela indicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação