Diversão e Arte

Escritoras debatem anorexia e bipolaridade em histórias bem-humoradas

Parafusos e Lighter than a shadow são HQs que tratam dos temas

Adriana Izel
postado em 19/10/2014 08:00

Personalidades famosas com transtornos de humor também estão em ParafusosA quadrinista Ellen Forney, 46 anos, recebeu, pouco antes do aniversário de 30 anos, o diagnóstico de bipolaridade. Ainda adolescente, a britânica Katie Green, 31, deparou-se com os primeiros sintomas de anorexia. Os distúrbios enfrentados pelas duas escritoras acarretaram desafios para a vida de ambas que decidiram, por meio da escrita e dos desenhos das histórias em quadrinhos, compartilhar as dificuldades, os sintomas e o cotidiano de quem precisa lidar com esses transtornos.

Parafusos ; Mania, depressão, Michelangelo e eu, de Ellen Forney, chegou neste mês às prateleiras brasileiras. A graphic novel foi lançada há dois anos nos Estados Unidos e fez tanto sucesso entre o público jovem que foi traduzida para o português.

A obra, uma autobiografia, conta os passos da autora desde a descoberta do transtorno bipolar até conseguir a estabilidade do quadro. Na época, a artista já era quadrinista e ficou muito preocupada sobre como a bipolaridade atrapalharia o trabalho, o processo criativo e com o fato de só ser vista por essa característica. ;Minha personalidade estava nitidamente delineada naquela pilha inanimada de papel: transtorno bipolar;, relembra.

Transtorno alimentar
Em Lighter than a shadow, Katie Green conta sobre como lidou com a anorexia
Todas as situações passadas por Katie Green na infância por conta dos primeiros sintomas com a anorexia são relatadas em Lighter than a shadow (Mais leve que uma sombra, em português). O livro foi lançado neste mês e, por enquanto, só está disponível no site da Amazon e sem tradução para a língua portuguesa.

Outros trabalhos das autoras

Ellen Forney

Parafusos e Lighter than a shadow são HQs que tratam dos temas
Nascida em Seattle, mas criada na Philadelphia, Ellen Forney lançou a primeira histórias em quadrinhos em 1999. Monkey food: The complete "I was seven in ;75;" Collection é uma HQ autobiográfica que fala sobre o fato de Ellen ter crescido em uma família moderna nos anos 1970. Já em 2006, a escritora levou às lojas I love Led Zepppelin: Panty-dropping comics. Dois anos depois foi a vez de escrever Lust: Kinky online personal ads from Seattle;s the stranger, uma coleção de cartoons sobre pessoas excêntricas. Em 2007 foi responsável pelas ilustrações do livro The absolutely true diary de Sherman Alexie.

Katie Green

Parafusos e Lighter than a shadow são HQs que tratam dos temas
[SAIBAMAIS]Antes de lançar Lighter than my shadow, o primeiro trabalho de Katie Green foi o zine The green bean. A obra é feita a mão com 100% de material reciclável e só é encontrado em feiras de quadrinhos e zines no Reino Unido. O segundo livro é The crystal mirror escrito junto com Tim Malnick.

Duas perguntas // Ellen Forney, quadrinista

Como surgiu a ideia de falar sobre a bipolaridade no formato de quadrinhos?
Queria abordar minha história - uma das partes mais perturbadoras dela - para desvendar a minha experiência para mim, e para compartilhar com as pessoas que poderiam achar útil.

Para você, qual é a importância de dividir essas experiências?
Parafusos foi uma forma de me examinar uma parte muito difícil da minha vida, e especialmente porque consegui encontrar a estabilidade e queria compartilhar com os leitores o que funcionou e o que não funcionou para mim. Também queria dar força para outras pessoas que sofrem de transtornos de humor e aumentar a consciência para outras pessoas sobre a doença mental.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação