Diversão e Arte

Filmes com chances de concorrer ao Oscar começam a chegar ao cinema

Exibição dos longas que estão entre os favoritos a serem indicados ao maior prêmio indústria cinematográfica é programada

postado em 19/10/2014 08:08

Garota exemplar, de David Fincher, foi o primeiro a surgir no circuito comercial

Os estúdios norte-americanos começam a lançar no mercado os filmes considerados apostas para os prêmios Oscar do ano que vem. E, como de praxe, a imprensa especializada passou a especular sobre o quadro de possíveis indicações. O futuro é uma incógnita, mas as simulações indicam uma disputa entre cineastas veteranos, velhos conhecidos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Garota exemplar, de David Fincher (A rede e O clube da luta), foi a primeira das películas na lista a aparecer no circuito exibidor brasileiro e está atualmente em cartaz. Nos EUA, a fita tem conseguido um feito duplo: seduzir a crítica cinematográfica e conquistar bons números de bilheteria. Não é o único da lista a que as plateias brasileiras já tiveram acesso. Possivelmente, um dos filmes mais aguardados do ano, Boyhood, de Richard Linklater é um projeto colossal de cinema que reuniu equipe e elenco ao longo de 12 anos para filmagens esparsas. O resultado de tanto esforço pode merecer um tratamento respeitoso do Oscar.



Homem-pássaro, de Alejandro Gonzalez Iñarritu (Babel e 21 gramas) teve uma pré-estreia badalada este mês nos EUA, com a presença do elenco estelar capitaneado pela dupla, Michael Keaton e Edward Norton. Mas a recepção à comédia sarcástica de Iñarritu durante a última edição do Festival de Veneza, na Itália, demonstra uma certa desconfiança em relação ao tom da película sobre um ex-ator que pretende ensaiar um retorno triunfal aos palcos da Broadway.

A longa trajetória de Clint Eastwood na sétima arte ; e a experiência na direção de projetos premiados em anos anteriores como Cartas de Iwo Jima (2006) e Menina de ouro (2004) ; praticamente garantem a presença de Mr. Eastwood na edição 2015 com um novo filme de guerra, American sniper (ainda sem título no Brasil).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação