Diversão e Arte

Lista: conheça os principais nomes da música Folk atual

Rebeca Oliveira
postado em 21/10/2014 08:03
Folk-se: conheça outros artistas nacionais e estrangeiros que têm dado continuidade ao folk rock, em diferentes versões.

Suricato
[VIDEO1]

Embora tenha sido apresentada ao grande público no programa Superstar, a banda carioca já acumulava fãs famosos, como os músicos Lulu Santos e Nando Reis. Rodrigo Suricato, que empresta o sobrenome ao grupo, destaca-se pelo domínio de diversos e inusitados instrumentos ; violão, guitarra, ukulele, weissenborn, banjo, lap steel e até uma mala, utilizada por ele como bumbo. O grupo se destaca também pelos figurinos carregados de influências étnicas. O primeiro disco, Sol-te, chega às lojas na próxima semana.

Vanguart
[VIDEO2]

Hélio Flanders encabeça o sexteto mato-grossense, que esteve em Brasília mês passado, na última edição do Satélite 061. Na estrada desde o início dos anos 2000, os rapazes ganharam força no cenário nacional com a música Semáforo, em 2008. No último disco ; Muito mais que o amor, com ares mais românticos ;, a canção Meu sol virou trilha de novela global.

Agridoce
[VIDEO3]

Projeto paralelo da cantora baiana Pitty com o guitarrista Martin Mendonça, o duo é claramente influenciado por nomes do folk clássico, como Jeff Buckley e Elliott Smith. O primeiro disco foi lançado em 2011 e gravado de maneira intimista em uma chácara na Serra da Cantareira (SP). No ano seguinte, foram lançados um EP, e posteriormente, um DVD. Com o lançamento do álbum Setevidas, há três meses, a dupla entrou em ;férias; do Agridoce.

The Lumineers
[VIDEO4]

O grupo norte-americano ficou famoso em terras tupiniquis após a música Ho hey! virar trilha de novela global, no ano passado. Indicada ao Grammy em 2013, a banda desembarca no país em novembro, como uma das atrações do Popload Festival, em São Paulo.

Mumford & Sons
[VIDEO5]

Ben Lovett, Winston Marshall, e Ted Dwane, os ;sons; da banda, se uniram ao vocal potente de Marcus Mumford e conseguiram cativar o público ávido por um folk rock atual mundo afora, a ponto de, no ano passado, o segundo disco dos americanos, Babel, ganhar o Grammy como melhor álbum do ano.

Of monsters and men

[VIDEO6]

Da terra de Bjork, a banda islandesa de folk rock conta com o vocal suave de Nanna Bryndís Hilmarsdóttir. O grupo veio ao Brasil no ano passado, no festival Lollapalooza, trazendo sucessos do primeiro álbum, My head is a animal. Segundo Nanna, o clima da Islândia influencia no som introspectivo do grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação