Diversão e Arte

Em rede social, família anuncia a morte de Jack Bruce, baixista e vocalista

"I Feel Free", "White Room", e "Sunshine of Your Love" são alguns dos sucessos que o músico cantou ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker

postado em 25/10/2014 16:01

Jack Bruce, baixista e um dos fundadores da banda de rock britânica Cream, que contava com Eric Clapton na guitarra e Ginger Baker na bateria, faleceu neste sábado (25), aos 71 anos, por motivos ainda desconhecidos. Em 2003, o músico foi diagnosticado com câncer no fígado e em setembro do mesmo ano passou por um transplante quase fatal, depois de seu organismo rejeitar o novo órgão.

[SAIBAMAIS]Segundo a assessora de imprensa Claire Singers, Bruce morreu em casa, cercado pela família. "É com grande tristeza que nós, a família de Jack, anunciamos a morte de nosso amado Jack: marido, pai, avô e lenda. O mundo da música ficará mais pobre sem ele, mas ele sobreviverá por meio de sua música e estará para sempre em nossos corações", escreveu a família na página do artista na internet.

O escocês compôs a maior parte das músicas do Cream, incluindo o sucesso "Sunshine of your love". No curto período em atividade, de 1966 a 1969, o power-trio psicodélico vendeu 35 milhões de álbuns e recebeu o primeiro disco de platina por um álbum duplo da história, por "Wheels of fire".



Desentendimentos, abuso de álcool e drogas marcaram o fim da banda. Apesar de se manter na música, Bruce nunca mais conseguiu feitos comerciais parecidos. Após o fim do Cream, ele integrou as bandas Lifetime e West, Bruce & Laing, participou de álbuns de Frank Zappa ("Apostrophe") e gravou os baixos de "Berlin", de Lou Reed e se dedicou à carreira solo. O seu último disco de estúdio foi "Silver rails", lançado em março deste ano.

Em maio de 2005, ele se reuniu com seus ex-colegas de Cream para uma série de shows no lendário Royal Albert Hall, em Londres. Os fãs da banda estavam tão entusiasmados que alguns levaram os assentos do salão de espetáculos para casa, de recordação. O músico ficará na história como um dos maiores baixistas do rock.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação